22 de maio de 2025
Início » FUTEBOL » PUMA Quer Conquistar a Bundesliga

PUMA Quer Conquistar a Bundesliga

PUMA Quer Conquistar a Bundesliga
Gostou? Compartilhe

Na próxima temporada, seis clubes da principal liga alemã terão o logotipo Fastcat em seus uniformes. As promoções de St. Pauli e Holstein Kiel foram surpresas agradáveis, dois clubes com histórias esportivas muito diferentes, mas unidos por um patrocinador comum: PUMA. A marca alemã criou as camisas para a primeira e histórica promoção do Kiel e, a partir da próxima temporada, também será a fornecedora de material esportivo do St. Pauli, projetando o icônico uniforme marrom para o time de Hamburgo.

Os dois times recém-promovidos serão adicionados a outros quatro clubes da Bundesliga, tornando a PUMA a marca técnica mais presente na principal liga alemã, confirmando o caminho de crescimento iniciado nos últimos anos. Obviamente, o time mais importante do grupo continua sendo o Borussia Dortmund, que em breve enfrentará o Real Madrid na final da Liga dos Campeões, e tem uma relação com a PUMA há mais de uma década, proporcionando-nos camisas icônicas.

Mais recente é a aquisição do Red Bull Leipzig, que mudará da Nike para a marca alemã, confirmando a intenção de se afastar do Swoosh em relação ao projeto Red Bull, e Heidenheim, que assinou com a PUMA no ano de sua promoção para a Bundesliga. Completando o grupo está o outro Borussia, Mönchengladbach, patrocinado desde 2018. Desde a temporada 1990/91 que a PUMA não domina o ranking de patrocinadores técnicos na liga doméstica, que recentemente tem sido a prerrogativa da Nike e adidas.

Em vez disso, a marca fundada por Rudolf Dassler reverteu a tendência, aproveitando o declínio natural de seus concorrentes e assinando muitas equipes de grande valor esportivo e valor percebido. O caso do St. Pauli é um exemplo, com o clube desistindo de fabricar seus próprios uniformes para confiar na PUMA, mas também o excelente trabalho feito para o Borussia Dortmund, fortalecendo uma das estéticas mais reconhecíveis do futebol europeu através de um notável trabalho de branding e experimentos bem-sucedidos, como as camisas blackout.