R. Kelly irá para a prisão depois de ser condenado por crimes sexuais contra menores. A questão é, por quanto tempo?
Os promotores e a equipe de defesa de R. Kelly concordam em uma coisa – o cantor está indo para a prisão por um longo tempo.
No entanto, eles estão brigando sobre quanto tempo R. Kelly terá que passar na prisão depois de ser condenado por exploração sexual de uma criança, extorsão, suborno e tráfico sexual em setembro de 2021.
O cantor estava programado para ser sentenciado no início de maio por abusar de cinco meninas desde 1994, quando um associado chamado Demetrius Smith subornou um funcionário do governo para que ele pudesse se casar com a falecida cantora Aaliyah.
Os promotores acreditam que R. Kelly deveria ser condenado à prisão perpétua por esses crimes. No entanto, sua equipe de defesa acredita que o cantor de “I Believe I Can Fly” merece uma sentença muito mais leve sob as diretrizes federais.
A advogada de R. Kelly, Jennifer Bonjean, está pedindo a um juiz que sentencie o cantor a algo entre 14 e 17,5 anos de prisão e negou especificamente as alegações relacionadas a Aaliyah.
“As provas do governo não mostraram que o Réu sabia que Demetrius Smith pagou dinheiro para influenciar um oficial de ajuda pública a apresentar uma carteira de identidade para Aaliyah. O registro também é desprovido de qualquer evidência de que o Réu usou Aaliyah em conexão com o suborno. Claro, o suborno cometido por Smith produziu um cartão de auxílio público fraudulento para Aaliyah. Mas isso não significa que o réu usou Aaliyah no suborno”, disse Bonjean.
O cantor também alegou que uma jovem de 16 anos chamada Jerhonda o enganou para acreditar que ela era mais velha e que ele era a verdadeira vítima.
“Jerhonda, uma esperta garota de 16 anos, fez um grande esforço para se aproximar do Réu, inclusive deturpando sua idade. O réu não fez nada para procurar Jerhonda”, disse Bonjean.
“Jerhonda admite que disse falsamente a R. Kelly que tinha 19 anos quando eles se envolveram em conduta sexual. É verdade que Jerhonda afirma que ela prontamente confessou sua idade real de 16 anos para R. Kelly imediatamente após seu primeiro encontro sexual; no entanto, mesmo que isso seja verdade, o testemunho de Jerhonda não revela que R. Kelly usou qualquer influência, indevida ou não, para se envolver em atividade sexual com ela”, argumentou Bonjean.
O advogado de R. Kelly também continuou a negar que ele infectou uma de suas vítimas Jane Doe com Herpes, o que resultou na sua condenação por fraude durante o julgamento sensacional.
“Como não há evidências de que Jane tenha sido infectada com Herpes quando viajou para a Califórnia com R. Kelly entre 28 de abril de 2015 e 1º de maio de 2015, o governo não pode mostrar que qualquer dano resultou de sua falha em divulgar seu diagnóstico de herpes. De fato, Jane testemunhou que não contraiu Herpes de R. Kelly durante esta viagem. Assim, a teoria da fraude do governo é claramente ridícula”, afirmou o advogado do cantor.
Se R. Kelly evitar uma sentença de prisão perpétua e for atingido com a pena máxima de prisão que a defesa está pedindo (17,5 anos), ele não seria libertado até que tivesse mais de 72 anos.
R. Kelly ainda enfrenta mais dois julgamentos.
Em agosto, ele enfrentará um júri no Condado de Cook, Illinois, onde será acusado de posse de pornografia infantil e obstrução da justiça.
O cantor também tem um julgamento pendente em Minnesota por supostamente se envolver em prostituição com um menor.