Rap: 15  álbuns icônicos norte-americanos que completam 25 anos em 2022

Rap: 15 álbuns icônicos norte-americanos que completam 25 anos em 2022

Gostou? Compartilhe

Os anos 90s são considerados por muitos como os anos dourados para o rap norte americano e por mais que as décadas seguintes tenham sido financeiramente melhores para os artistas, a década de 90, nos trouxe inúmeros álbuns, com diferentes estilos dentro do rap e quando falamos sobre as vendas, estamos falando de álbuns fisicos onde os fãs enfrentavam filas para comprar.

O ano de 1997 foi muito especial para os fãs, pois nos trouxe clássicos que este ano completa 25 anos. Com o advento do Real (R$) como uma moeda forte, estes discos importados ficaram de fácil acesso aqui no Brasil nos meados dos anos 00s para quem morava em uma grande capital. Eu que sou do Rio de Janeiro, encontrava este trabalhos nas lojas dos bairros de Madureira, Cascadura e também pelas lojas do centro do Rio de Janeiro. Em São Paulo por exemplo as álbuns eram facilmente encontrados nas lojas da galeria seja eles originais ou não.

Em uma era onde MP3 não existia e streaming era algo que ninguém imaginava, ter qualquer um destes álbuns em sua coleção era algo sensacional. Eu tenho alguns por aqui e faço questão de guardados com muito carinho.

Além desta lista com 10 discos, muitos outros clássicos foram lançados e você pode conferir clicando aqui. As descrições de cada álbum foram retiradas do Wikipedia, assim como alguns links contidos nelas.

Tmj.

CRIAA

Life After Death – Notorious B.I.G.

Life After Death é o segundo e último álbum do rapper The Notorious B.I.G. (também conhecido como Biggie Smalls) e foi lançado postumamente em 25 de Março de 1997 pela Bad Boy Records. Um álbum duplo, foi lançado pouco tempo depois de sua morte em 9 de março de 1997 e tem participações especiais dos músicos 112, Jay-Z, Lil’ Kim, Bone Thugs-n-Harmony, R. Kelly, The LOX, Kelly Price e Puff Daddy.

Life After Death foi um sucesso tanto criticamente quanto comercialmente. Na primeira semana de venda como número um o álbum vendeu 690.000 cópias e no ano de 2000, o álbum ganhou da RIAA certificação de diamante (mais de 10 milhões de cópias vendias), se tornando num dos únicos seis álbuns de hip hop a conseguir tal proeza (os outros três são Please Hammer, Don’t Hurt ‘Em de MC Hammer, Speakerboxxx/The Love Below de OutKast, The Eminem Show, The Marshall Mathers LP de Eminem e Greatest Hits de 2Pac). Em setembro de 1997 o álbum já tinha vendido mais de seis milhões de cópias e já era certificação de platina sextupla. Também fez o maior pulo da história das paradas musicais, passando do número 176 para o número 1 em apenas uma semana. O álbum foi nomeado para três Grammys em 1998, incluindo Melhor Álbum de Rap, Melhor Performance Solo de Rap e Melhor Performance de Rap Por Uma Dupla ou Grupo.

Este álbum está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame. Em 2003, o álbum foi colocado na 483ª posição da lista dos melhores álbum de todos os tempos da Rolling Stone.

Juntamente com Only Built 4 Cuban Linx… de Raekwon, Doe Or Die de AZ, Reasonable Doubt de Jay-Z e It Was Written de Nas, Life After Death é considerado um álbum seminal do mafioso rap, e também é considerado uma obra-prima do hip hop.


Wu-Tang Forever – Wu – Tang

Wu-Tang Forever é o segundo álbum de estúdio do grupo americano de hip hop Wu-Tang Clan , lançado em 3 de junho de 1997 pela Loud / RCA Records dos Estados Unidos. Prensado como um álbum duplo, foi lançado após uma longa série de projetos solo de sucesso de vários membros do grupo, e serve como sequência de seu álbum de estreia, Enter the Wu-Tang (36 Chambers) . Forever apresenta várias participações de afiliados do Wu-Tang, Cappadonna , Streetlife , 4th Disciple , True Master e Tekitha. A série original de CDs apresentava um “CD aprimorado” que permitia aos usuários caminhar pela “Mansão Wu” e acessar conteúdo adicional.

Apesar do airplay de rádio / TV limitado e de um single que ficou famoso por quase seis minutos sem refrão, Wu-Tang Forever estreou no número um na Billboard 200 com 612.000 cópias vendidas em sua primeira semana.  O álbum foi certificado 4 vezes platina pela Recording Industry Association of America (RIAA) em 15 de outubro de 1997 e vendeu mais de 2 milhões de cópias nos Estados Unidos. Como um lançamento de disco duplo, ganha um ponto de venda por disco vendido.  É o segundo álbum mais vendido do grupo até hoje. Após o seu lançamento, Wu-Tang Forever recebeu críticas favoráveis ​​da maioria dos críticos musicais, enquanto também rendeu ao grupo um prêmio Grammy indicação para Melhor Álbum de Rap no 40º Prêmio Grammy Anual .


The War Report – Capone-N-Noreaga

 The War Report é disco de estreia do duo Capone-N-Noreaga (CNN). O álbum traz os singles “ LA, LA “, “ TONY “, “ Illegal Life ” e “ Closer “. Tragedy Khadafi aparece em mais da metade das canções do álbum e atuou como produtor e produtor executivo. Apesar de sua forte conotação underground, o álbum foi um sucesso comercial, listado no Hip Hop / R & B Top Five de 1997 e certificado como Ouro nos Estados Unidos.


Supa Dupa Fly – Missy Elliott

Supa Dupa Fly é o álbum de estúdio de estreia da rapper americana Missy Elliott. No ensino médio, Elliott e três amigas formaram um grupo chamado Fayze, mais tarde chamado de Sista. O grupo chamou a atenção do produtor musical DeVante Swing, que era parte do grupo de R&B Jodeci, que as assinou com sua gravadora, Swing Mob. O grupo gravou um álbum em Nova Iorque, que nunca foi lançado. Isso levou ao fim do contrato de gravação do grupo. Após retornar a Portsmouth, Virgínia, Elliott e o produtor Timbaland começaram a compor canções, contribuindo com várias do álbum One in a Million, da cantora Aaliyah.

Em 1996, Elliott assinou um contrato com a Elektra Records e recebeu sua própria gravadora, Goldmind. A presidente e diretora executiva da Elektra na época, Sylvia Rhone, encorajou Elliott a embarcar em uma carreira solo. Supa Dupa Fly foi gravado e produzido somente por Timbaland, e foi lançado em Julho de 1997 através da Goldmind Inc. e Elektra Records. O álbum apresentou os singles “The Rain (Supa Dupa Fly)”, “Sock It 2 Me”, “Hit Em wit da Hee” e “Beep Me 911”. Participações especiais no álbum incluem Busta Rhymes, Ginuwine, Nicole e Aaliyah. O álbum estreou no número 3 na Billboard 200 e liderou a parada Top R&B/Hip-Hop Albums da Billboard. Vendeu 1.2 milhão de cópias nos Estados Unidos, onde recebeu o certificado de disco de platina pela Recording Industry Association of America.


Ghetto D – Master P

Ghetto D é o sexto álbum de estúdio do rapper  Master P , lançado em 2 de setembro de 1997pela No Limit Records e Priority Records .

Originalmente programado para ser intitulado como Ghetto Dope , o nome foi encurtado para o título atual antes do lançamento devido à referência ao medicamento no título mencionado. O álbum seria um dos maiores álbuns do Master P.

A capa original do álbum, que retratava um viciado em crack sentado no meio-fio e fumando em um cachimbo de vidro, foi retirado das prateleiras das lojas. Ela foi prontamente substituída pela capa em estilo colagem.

O álbum estreou em # 137 na Billboard 200 .  Em sua segunda semana, o álbum então mudou para # 1 na Billboard 200 e Top R & B / Hip-Hop Albums vendendo 260.000 cópias em sua segunda semana.  Foi principalmente com a força dos dois singles lançados; “I Miss My Homies” (US # 25), “Make ‘Em Say Uhh!” (US # 22) tornaram-se singles de sucesso nos anos de 1997 e 1998.  “Gangstas Need Love” mostra o single ” Missing You ” de Diana Ross , enquanto “I Miss My Homies” mostra a canção dos O’Jays ” Brandy “do álbum So Full of Love .”ficou em 26º lugar nas 100 melhores canções de hip hop da VH1.

Ficou em 36º lugar na lista do Blender das” 50 piores canções de todos os tempos ”  Em 2008, ficou em 94º lugar nas 100 maiores canções de hip hop do VH1. . “Here We Go”, com Fiend e Mystikal , foi um b-side, lançado no single ” I Miss My Homies “. Embora não fosse um single, havia um vídeo para a música Ghetto D que foi ao ar em 23 de novembro, 1997, tanto na MTV quanto na BET. O álbum foi certificado 3x Platinum em 4 de agosto de 2006, com 3.185.221 cópias vendidas, de acordo com a SoundScan . 


Get It How U Live! – Hot Boyz

Get It How U Live! é o álbum de estreia do grupo de hip-hop de Nova Orleans , the Hot Boys , lançado em 28 de outubro de 1997 pela Ca $ h Money . O álbum vendeu mais de 400.000 cópias, principalmente em New Orleans após o sucesso de BG . Ele alcançou a posição 37 na parada de álbuns de R&B da Billboard em 1997. Todas as faixas apresentadas no álbum foram produzidas por Mannie Fresh .



Back in Business – EPMD

Back in Business é o quinto álbum de estúdio do duo EPMD , lançado em 16 de setembro de 1997, através de Def Jam Recordings .  Foi seu primeiro álbum desde 1992, quando a dupla se separou devido a problemas de dinheiro.  O single “ Da Joint ” se tornou seu segundo hit na Billboard Hot 100 .O álbum foi certificado ouro pela RIAA em 17 de novembro de 1997.


The Art of War – Bone Thugs-n-Harmony

The Art of War é o terceiro álbum de estúdio do grupo Bone Thugs-n-Harmony, lançado em 29 de Julho de 1997. Estreou no primeiro lugar da Billboard 200 com 394,000 unidades vendidas na primeira semana e acabou sendo certificado como platina quatro vezes, com mais de 1,592,000 cópias vendidas.


Phenomenon – LL COOL J

Phenomenon é o sétimo álbum de estúdio de LL Cool J. Depois do sucesso do álbum anterior Mr. Smith, os mesmos princípios básicos são aplicados aqui, com várias faixas influenciadas por R&B, e algumas faixas a mais de hardcore rap. O álbum não foi tão bem sucedido como Mr. Smith em termos de número de vendas, mas virou disco de platina com mais de 756,306 cópias vendidas. O produtor executivo foi Sean Combs e consequentemente apresenta produção da sua equipe de produção The Hitmen.

https://www.youtube.com/watch?v=aFfenoqrpdg

No Way Out – Puff Daddy

No Way Out é um álbum de estúdio de Puff Daddy, lançado em 1997. O álbum recebeu críticas variadas dos especialistas, mas com um tom positivo. Até a presente data, já vendeu mais 7 milhões de cópias nos Estados Unidos, ainda sendo o disco mais bem sucedido do rapper Sean Combs. No Way Out foi nomeado a vários prêmios Grammy em 1998, vencendo o prêmio de “Melhor Álbum de Rap”.


In My Lifetime, vol. 1 – Jay-Z

In My Lifetime, vol. 1 é o segundo álbum de estúdio do rapper americano Jay-Z , lançado por Roc-A-Fella e Def Jam  em 4 de novembro de 1997. O álbum estreou em terceiro lugar na parada US Billboard 200 e foi certificado Platina pela RIAA .  O álbum vendeu mais de 138.000 cópias em sua primeira semana. 

O álbum conta com contribuições de Lil ‘Kim , Foxy Brown , Babyface , Blackstreet , Teddy Riley , Too $ hort , Sauce Money e Puff Daddy .  Podutores do Reasonable Doubt como DJ Premier e Ski contribuem para um número limitado de batidas neste álbum, embora a maioria da produção seja feita pela equipe de produção de Puff Daddy, The Hitmen do selo Bad Boy, dando o álbum um som geralmente mais brilhante do que seu antecessor. Ele exibiu uma mudança do temas de rap mafioso de Reasonable Doubt à chamada era “jiggy” do hip-hop do final dos anos 90, muitas vezes creditados a vídeos e álbuns de Puff Daddy e da lista de artistas de sua gravadora Bad Boy, incluindo Notorious BIG (os dois primeiros singles de seu segundo álbum foram ambos grandes sucessos pop) e Mase . ” Reasonable Doubt foi como uma introdução”, disse Jay-Z à MTV News . “Tipo, você sabe, encontrar alguém na rua … Tudo, toda a sua conversa é muito geral, não muitos detalhes e coisas assim. É só que ‘In My Lifetime’ é mais detalhado, mais aprofundado. Muito mais pessoal “.


Unpredictable – Mystikal

Unpredictable é o segundo álbum lançado pelo rapper Mystikal . Foi lançado em 11 de novembro de 1997 pela No Limit Records e Jive Records . É seu segundo álbum solo, e seu primeiro com a No Limit Records . Ele contou com a produção da equipe de produção do selo Beats By the Pound . O álbum foi um grande sucesso, alcançando a posição # 3 na Billboard 200 e # 1 no Top R & B / Hip-Hop Albums , e gerando 2 os singles “ Ain’t No Limit “, que alcançou a posição # 63 no Hot R&B / Hip-Hop Singles & Tracks e “The Man Right Chea”, que alcançou a posição “ nº 29 na lista de R &“O álbum foi certificado de platina pela RIAA em 24 de abril de 1998. Este álbum marca a primeira aparição de Snoop Dogg em um álbum da No Limit Records, no entanto, ele ainda não havia assinado com a gravadora e é creditado como ainda assinando com a Death Row  nas notas do encarte do álbum. 

https://www.youtube.com/watch?v=k_y8cw6nHXI

The Mix Tape, Vol. II – DJ Funkmaster Flex.

The Mix Tape, Volume II: 60 Minutes of Funk é uma mixtape do DJ  Funkmaster Flex . Foi lançado em 11 de fevereiro de 1997 pela Loud / RCA Records , servindo como uma sequência de 1995, The Mix Tape Volume 1 (60 Minutes of Funk) e a segunda parcela de sua série de mixtape 60 Minute of Funk . Como seu lançamento anterior, este álbum é uma compilação de freestyles e músicas lançadas anteriormente, mixadas pelo Funk Flex.

O disco foi um sucesso, menos de dois meses após seu lançamento, o álbum foi certificado com ouro pela Recording Industry Association of America pelas vendas de 500.000 cópias, tornando-se o primeiro de quatro álbuns de ouro consecutivos para Flex.


R U Still Down? (Remember Me) – 2 Pac

R U Still Down? (Remember Me) é o primeiro álbum póstumo do falecido rapperTupac Shakur, lançado em 25 de novembro de 1997. Recebeu a certificação de platina pela RIAA em quatro oportunidades, e contém dois singles: I Wonder If Heaven Got a Ghetto e Do for Love (que recebeu certificação de ouro pela RIAA). Tem a duração superior a 102:40 minutos e foi dividido em dois CDs.É considerado por muitos um dos melhores álbuns de 2Pac.


The Untouchable – Scarface

The Untouchable” é o quarto álbum de estúdio do rapper Scarface. The Untouchable estreou no primeiro lugar na Billboard 200 com 168.500 cópias vendidas na primeira semana, se tornando o primeiro álbum da carreira do rapper a conseguir tal feito. O álbum inclui o hit single “Smile”, feito em parceria com o falecido rapper 2Pac e o cantor de R&B Johnny P. O single ficou no 12º lugar da BiIlboard Hot 100 e é o único single de Scarface a ganhar disco de ouro.

O álbum vendeu mais de 1.157.481 cópias, e ganhou disco de platina pela RIAA em 16 de maio de 1997.