O ano de 2025 mal começou, e já surge um dos primeiros grandes casos de violação de direitos autorais. Travis Scott, SZA e Future estão sendo processados pela artista Victory Boyd e sua editora Songs of Glory. Segundo documentos obtidos, Boyd alega que sua música Like The Way It Sounds foi copiada para criar o hit Telekinesis, lançado em 2023.
Detalhes da acusação
A ação, movida em Nova York no dia 8 de janeiro, também envolve a gravadora Cactus Jack, Epic Records e Sony Music, além da marca de relógios Audemars Piguet. Boyd afirma ter composto Like The Way It Sounds em 2019 e compartilhado uma demo com Kanye West, que teria apresentado a faixa a Travis Scott.
A partir daí, segundo a denúncia, Scott teria usado a música como base para criar Telekinesis, envolvendo SZA e Future no projeto. A música foi lançada oficialmente em julho de 2023, no álbum Utopia de Scott, que alcançou o topo das paradas nos Estados Unidos.
Créditos controversos
No Spotify, Victory Boyd e Kanye West aparecem creditados como coautores de Telekinesis. No entanto, Boyd afirma que não foi informada sobre o lançamento e que os créditos foram atribuídos sem o seu consentimento. Ela planejava lançar a música original por meio de seu contrato com a RocNation.
Além disso, a marca Audemars Piguet teria usado a faixa em uma campanha publicitária, mesmo após Boyd recusar a autorização para tal uso.
Alegações do processo
A denúncia destaca que elementos essenciais de Like The Way It Sounds, incluindo a letra, foram copiados em Telekinesis. Parte da letra original de Boyd inclui os versos:
“I can see the future is looking like we level through the sky, I can’t wait to live in glory in eternal lasting life…”
Boyd afirma que esses trechos são predominantes em Telekinesis e que a canção infringe diretamente seus direitos autorais.
Pedido de indenização e julgamento
Victory Boyd busca uma liminar que impeça a execução de Telekinesis enquanto o caso estiver em andamento, além de compensações financeiras pelos danos causados. A artista também solicita um julgamento com júri.
Sou Bruno “CRIAA” Inácio, desde 2002 falando sobre Rap na Internet, editor-chefe da Rapgol Magazine, onde conecto os universos do rap e do futebol com conteúdo autêntico e relevante. Com foco na curadoria de histórias que refletem a essência da cultura urbana, também assino artigos e entrevistas que destacam a voz dos artistas e a vivência das ruas.
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