A UEFA Champions League e a Liga Europa 2020-2021 estão em pleno andamento, com as primeiras três rodadas de jogos sendo disputados em três semanas devido à situação do COVID-19. Muitas equipes não estão autorizadas a usar os mesmos uniformes que utilizam nas competições nacionais. Tudo isto se deve as regras de uniforme da UEFA. No decorrer da matéria estaremos informando algumas equipes que tiveram de mudar o seu uniforme e o motivo que levaram a isto.
A razão para as equipes serem obrigadas a usar camisas diferentes das utilizadas nos campeonatos nacionais, são os Regulamentos da UEFA que definem todas as peças do uniforme. O atual Regulamento consiste em 68 páginas e mais 59 Artigos.
Existem várias razões pelas quais as equipes têm de mudar as suas camisas, estaremos listando as regras que são infringidas com mais frequência.
Patrocinadores
O motivo mais frequente para as equipes mudarem de uniforme são os regulamentos dos patrocinadores da UEFA. A UEFA tem regulamentos bem restritos sobre o número de patrocinadores na camisas (apenas um na frente e um não comercial na parte inferior das costas), bem como o tamanho dos patrocinadores. Patrocinadores de manga também não são permitidos. A UEFA também não permite publicidade de tabaco e álcool forte (mais de 15% vol). No entanto, se as equipes usarem o seu uniforme (sem patrocinador), não é devido aos regulamentos da UEFA, mas devido às leis dos países em jogos fora de casa. Patrocinadores de apostas não são permitidos na Holanda – O Valência teve que usar uma camisa sem patrocinadores (em vez da bwin)
Números errados
Logicamente, a UEFA também tem regras para a fonte do uniforme, tanto para garantir uma boa visibilidade como uma aparência “não errada”. Por exemplo, a UEFA logicamente não permite que as equipes usem números com outros símbolos da liga. Os números devem contrastar o suficiente com a camisa para uma boa visibilidade.
Parte traseira errada dos kits
Os regulamentos da UEFA para as costas das camisas podem ser os mais estranhos. Embora as equipes tenham que ter um espaço simples para os números das camisas (a AS Roma não foi autorizada a ter a listra nas costas da camisa), os kits listrados / quadriculados não podem ser totalmente simples.
Portanto, os dois kits devem apresentar o design da frente, mas apenas nas partes não exigidas para números e nomes – a parte inferior, entenda:
Contraste ruim de elementos (contraste)
A regra mais lógica pode ser a má visibilidade dos uniformes causada por um mau contraste de elementos. Por exemplo, a UEFA não permitiu que o Bayern de Munique incluísse números infravermelhos no uniforme 2 – 2020-21, ao contrário da Bundesliga alemã.
Estas são apenas algumas de muitas regras….