O ano era 1999 e o rap estava dominando todos os charts de músicas. O gigante selo Def Jam anunciou a histórica Def Jam Hard Knock Life Tour, projeto que contou com shows de Jay-Z, Method Man, Red Man, DMX, Ja Rule e muitos outros.
Esta foi considerada uma das melhores Tour dentro do Rap, DMX estava no topo do mundo da música rap, com dois álbuns nas paradas de álbuns pop simultaneamente. “It’s Dark and Hell Is Hot” e “Flesh of My Flesh, Blood of My Blood” , os projetos venderam milhões de discos juntos, e o rapper fez sua estreia no cinema no filme de hip-hop “Belly”. Jay-z havia lançado o disco Hard Knock Life em 1999 e a Tour foi um prato cheio para os fãs.
Provavelmente é a turnê de hip hop mais infame de todos os tempos. Sendo superada talvez pela Up In Smoke. No filme que conta tudo que aconteceu, é possivel assistir as batalhas de freestyle dos bastidores e tudo mais.
Essa turnê dissipou a noção de que uma turnê de hip hop não poderia existir sem que a violência ocorresse e, como resultado, a Hard Knock Life Tour traria 18 milhões de dólares de receita, que foi a turnê de maior bilheteria no hip hop na época.
No Youtube é possível ver alguns melhores momentos e para quem quiser entender melhor como foi todo o processo, é só procurar o filme “Backstage”