Os anos 90s foram anos de grandes mudanças dentro do Japão e uma delas aconteceu no futebol após a criação da J-League em 1993, competição que deu início a era profissional no país.
Iniciada em 15 de maio e com término no dia 15 de dezembro de 1993. O torneio teve como campeão Verdy Kawasaki (atual Tokyo Verdy 1969) e o Kashima Antlers ficou em segundo lugar.
No Brasil o torneio era transmitido pela extinta Rede Manchete (atual Rede TV) e a criançada ficava esperando os jogos que geralmente eram retransmitidos após o almoço.
A internet ainda estava engatinhando no Brasil, mas a nossa ligação com o J-League na década de 90 era enorme. Zico, Carlos Alberto Santos , Milton Cruz, Alcindo, Mazinho , Bismarck, Bebeto, Leonardo e muitos outros eram vistos como divindades tanto lá quando aqui, pois suas jogadas e gols eram destacadas em vários programas esportivos.
Já no final dos anos 90 os jogos de videogame também ajudaram na popularização da J.League no Brasil. O jogo Perfect Striker sem dúvida foi um dos mais imersivos e que nos levou para dentro da competição. Outro jogo famoso foi o Winning Eleven lançado pela Konami. O J-League Champion Soccer foi lançado para o Mega Drive, mas aqui não chegou a fazer muito sucesso.
Além de todo o destaque na mídia a J-League sempre chamou a atenção pela beleza dos uniformes e é sobre eles que iremos falar.
Com designer e cores extravagantes, a maioria apresentava patrocinadores como Kodak, SEGA, Nissan, Mitsubishi e outros que por aqui não estávamos habituados a ver em camisas
O designer erojkit refez todos os modelos utilizados na primeira edição de 1993 e abaixo podemos contempla-los.
Passe as fotos para o lado e veja as versões.