Rincon Sapiência, um dos nomes mais respeitados do rap nacional, lançou nesta sexta-feira, 9 de agosto, seu mais novo single, “Eu não tenho mais tempo”. Disponibilizada pelo selo Mgoma, a faixa traz uma reflexão profunda sobre o cenário atual do rap, com críticas pontuais à forma como alguns dos novos artistas têm construído suas narrativas.
Sobre uma batida TRAP envolvente, Rincon aborda a importância de se ter discernimento sobre as prioridades na vida, destacando a necessidade de focar naquilo que promove bem-estar e progresso pessoal, enquanto se afasta do que não contribui para a saúde e desenvolvimento. O rapper faz questão de destacar que a canção também traz uma crítica ao esvaziamento de conteúdo nas letras de rap que têm dominado a cena contemporânea.
“Essa música fala sobre priorizar as coisas que nos fazem bem, as coisas que vão nos dar progresso e deixar de lado as coisas que não estão alinhadas com a nossa saúde, com o nosso desenvolvimento. [E também], tece críticas ao momento atual da cena, onde há um esvaziamento dos textos nas músicas de rap, então optei por uma sonoridade contemporânea para falar sobre a cena contemporânea”, explica Rincon Sapiência.
Acompanhando o lançamento, “Eu não tenho mais tempo” chega ao público com um visualizer que retrata um personagem em busca de otimizar o tempo em um cenário natural. O personagem, em diferentes momentos, aparece intrigado e correndo, simbolizando a urgência e a reflexão sobre o uso do tempo.
Rincon também compartilha a inspiração por trás da composição, destacando que ela surge da necessidade de realinhamento que todo artista enfrenta ao longo do tempo. “A inspiração [para a composição] surge da vida e principalmente de quando a gente vê sentido, né? Então acho que de tempo em tempo, o artista precisa fazer esse realinhamento sobre o que ele está fazendo, se está fazendo sentido, se está fazendo bem para ele mesmo. E aí, a música não é sobre fazer ataques a outras pessoas ou a outros artistas e críticas a fim de impor a sua ideia, mas sim de pensar as razões pelas quais a gente faz as coisas.”
Com uma carreira marcada por músicas que abordam questões sociais e raciais, direcionadas principalmente aos trabalhadores e cidadãos comuns, Rincon Sapiência aponta que “Eu não tenho mais tempo” é uma canção que fala diretamente ao universo do rap e da cultura hip-hop.
“Honestamente, essa música é para todo mundo, mas é muito direcionado para esse universo nosso da música, do cenário do rap, da cultura hip-hop. Os valores mudam de tempo em tempo, de acordo com a forma que a sociedade muda e esse processo é extremamente natural, mas precisa ser alinhado a um propósito”, afirma o rapper.
Com “Eu não tenho mais tempo”, Rincon Sapiência mais uma vez reafirma seu compromisso com a autenticidade e o propósito em sua arte, oferecendo ao público uma reflexão poderosa e relevante sobre o que realmente importa no caminho da música e da vida.
Criaa da Zona Oeste do RJ.
Comunicador, fotógrafo, colecionador de camisas de times e camisa 8 no time da pelada.
Trabalhando com notícias e informações desde 2002.