Rio e Niterói oficializam candidatura conjunta ao Pan-Americano 2031

Rio e Niterói oficializam candidatura conjunta ao Pan-Americano 2031
Gostou? Compartilhe

Nesta terça-feira (3), durante cerimônia realizada no Centro de Treinamento do Comitê Olímpico do Brasil (COB), no Parque Aquático Maria Lenk, as cidades do Rio de Janeiro e Niterói oficializaram sua candidatura conjunta para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031.

Apoio político e estrutura pré-existente

Os prefeitos Eduardo Paes, do Rio, e Rodrigo Neves, de Niterói, entregaram ao presidente do COB, Paulo Wanderley, uma carta formalizando a intenção. Durante o evento, Eduardo Paes destacou que as cidades já possuem a estrutura necessária para receber o evento, sem a necessidade de grandes obras.

“O Rio está pronto na estrutura, não preciso fazer nenhuma promessa de construção de nenhum grande equipamento esportivo, está tudo colocado. Para a nossa confecção, digo que é relativamente simples”, afirmou Paes, reforçando que a experiência de sediar o Pan de 2007 e os Jogos Olímpicos de 2016 coloca as cidades em vantagem.

Competência interna com São Paulo

Em outubro de 2023, São Paulo também oficializou sua candidatura para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. A decisão sobre qual cidade representará o Brasil será tomada pelo COB durante a Assembleia Geral da Panam Sports, em janeiro de 2025. No final do mesmo ano, a Panam Sports, entidade organizadora dos Jogos, definirá a sede oficial da competição.

Histórico de sucesso e expectativas

O Rio de Janeiro tem um histórico de sucesso em eventos esportivos, incluindo o Pan-Americano de 2007 e as Olimpíadas de 2016. A parceria com Niterói traz uma abordagem inovadora, integrando duas cidades e aproveitando a proximidade geográfica e complementaridade de estruturas.

Eduardo Paes também destacou a importância do diálogo com São Paulo para evitar atritos durante o processo de seleção: “O objetivo é somar, não dividir. Queremos construir uma candidatura que represente o Brasil da melhor maneira.”