ROBERT RENAN
Jovem, preto, favelado e amante do rap. Robert Renan é um moleque que pensa além das 4 linhas do campo, o zagueiro que hoje joga no Sport Club Corinthians Paulista, é líder em ongs e projetos sociais.
Conquistando aos poucos o seu espaço no Timão, tem se destacado e é presença constante nas atividades realizadas no CT Joaquim Grava.
O atleta chegou ao Timão em 2019, após passar pelo Grêmio Novorizontino. Medindo 1,86m de altura e canhoto, Robert Renan sempre foi destaque na base. A sua capacidade defensiva e especialmente sua qualidade técnica que auxilia na quebra das linhas de marcação chamaram atenção de todos.
Recentemente ele esteve na Seleção Brasileira que foi campeã do torneio amistoso disputado no Espírito Santo, Brasil.
O camisa 4 jogou contra Paraguai, Equador e também contra o Uruguai, no jogo que deu o título ao Brasil após uma vitória por 7 a 0 em uma partida onde ele teve participação em três gols do Brasil.
Desde criança o zagueiro é muito ativo na comunidade e segue se espelhando cada vez mais nas causas das minorias, graças muito a seu pai, que é formado em Psicologia e atua também como rapper em projetos e demais atividades envolvendo a comunidade e a música, grande Preto Beto como é conhecido nas rodas de rimas.
Hoje, mesmo jovem, o jogador dá apoio e visibilidade a um projeto de nome Expansão Futebol Academy, uma escola que aguarda 100 jovens em seu bairro e cumpre seu papel como trazer cultura e esperança para a molecada.
Conversamos com ele nessa nova edição de capa da RAPGOL Magazine, confira abaixo.
Fotos das Capas: Pedro Vale – & Marco Galvão
Desde bem novinho, Robert Renan gostava de cantar mas rimas e neste vídeo podemos ver a participação do jogador em um show ao lado de outras crianças.
O jogador esteve presente em uma das maiores catástrofes futebolísticas do futebol amador, onde um menino foi assassinado em uma quadra devido a uma treta entre gangues locais.
Bem jovem, Robert Renan foi um dos que afirmou que mudaria a vida das pessoas através da arte, no caso, futebol.
RAPGOL Magazine: Salve Robert, beleza? Valeu por ter topado essa troca de ideia conosco! Se apresente.
Robert: Sou Robert Renan filho de Renata e Roberto.
RAPGOL Magazine: Sabemos do que você já viu e presenciou, como foi sua infância e como todos esses acontecimentos impactaram na sua vida?
Robert Renan: Tive uma infância muito boa, cheia de alegria, amor, proteção, carinho da família, amigos, vizinhos e em alguns momentos também acompanhei cenas de racismo, preconceito e violência, assim como a maioria dos jovens oriundos da periferia, esses acontecimentos impactaram de maneira construtiva e resiliente.
RAPGOL Magazine: Na vida dos jogadores de futebol as coisas acontecem bem rápido. Quem você considera a sua base para os momentos complicados?
Robert Renan: Minha base são: meus pais, família e a amizade.
RAPGOL Magazine: Você sempre quis ser jogador de futebol?
Robert Renan: Sim, sim. Desde que percebi a força que nosso País tem no futebol.
https://www.youtube.com/watch?v=v_F7Hm-bSwk&t=50s
RAPGOL Magazine: Qual maior dificuldade que um moleque preto e favelado sofre em busca do seu sonho?
Robert Renan: Entender que nossos ancestrais deram a vida para chegarmos até aqui e brilhar, tudo que acontecer com a gente e ao redor não pode parar nossa estratégia de ação.
RAPGOL Magazine: Qual é seu maior sonho como jogador?
Robert Renan: Conseguir ser luz nas trevas, ser sal na terra e fortalecer aqueles que também tem sonhos.
RAPGOL Magazine: Você sempre atuou como zagueiro?
Robert Renan: Iniciei como meia esquerda, depois fui para lateral esquerda, decidi ser zagueiro quando percebi que defender minha comunidade, meus amigos, familiares era tão importante quanto fazer um gol.
RAPGOL Magazine: Sobre o Corinthians, é o time do povo, da favela, representa muito bem esse lado seu, como você se sente nesses primeiros meses nesse clube?
Robert Renan: Foi mágico, chegar no timão, ver um sonho de criança se realizando, gratidão pelo que Jesus está fazendo, o Corinthians realizou meu sonho, Deus é fiel.
Reprodução – CPA – Youtube.
RAPGOL Magazine: O futebol, principalmente sul-americano, existe uma onda de ataques racistas seja no campo ou fora dele, qual a melhor resposta em campo e fora dele para lidar com essas situações?
Robert Renan: O racismo é crime, a justiça deve agir, quando a gente ouve o Djonga, Sobreviventes de rua, Família pr15, Preto Beto, Racionais, l7non, MC Lipe, Tribo da Periferia, MC Hariel, MC Miller, Ravier Hernandes, Salvador da Rima, entre outros. Temos o direto de resposta para não deixamos de sonhar.
RAPGOL Magazine: A Libertadores da América é o maior torneio de clubes do continente. Poderia nos contar como é vivenciar todo este clima da competição?
Robert Renan: Incrível, estar no jogo em La Bombonera, presenciar e está ao lado de atletas que conquistaram milhares de mentes e corações, aprender e viver a base para um futuro próximo de saber quão necessário é ocupar e resistir para manter a nossa raízes conectadas.
RAPGOL Magazine: Este ano o Corinthians celebra 10 anos do Mundial Interclube conquistado em 2012. Você era bem pequeno na época, mas sabendo que a história é amplamente divulgada no clube. Aquele time te inspira?
Robert Renan: Sim, sim, me inspira.
RAPGOL Magazine: O que o rap representa na sua vida?
Robert Renan: Aprendizado e sobrevivência.
RAPGOL Magazine: Você é acostumado a ouvir rap na concentração?
Robert Renan: Sim, gosto muito de rap, ouvir músicas que motiva e possibilita equilíbrio para fortalecer nossa luta.
RAPGOL Magazine: Qual artista não falta no seu fone?
Robert Renan: L7non, Racionais, Tribo da Periferia, Realleza, Preto Beto, Mc Hariel, Sobreviventes de Rua, família Pr15, Dom Secreto, Ravier Hernandes, Thiagao, Dexter, Teto, Caio Luccas, entre outros.
RAPGOL Magazine: Quais seus artistas favoritos? Cite 3
Robert Renan: Preto Beto, Mc Hariel e Racionais MC´s.
RAPGOL Magazine: Qual frase/rima representa mais sua vida?
Robert Renan: “Gratidão, honestidade, toda honra vai ser dada a Deus, mais não posso esquecer daqueles que me deram a mão!” L7NNON!
Reprodução – Canal David Anderson – Youtube.
RAPGOL Magazine: Qual jogador você mais idolatra? Pode ser um que joga até hoje e outro que já esteja aposentado.
Robert Renan: Não diria idolatrar, mais admiro muito os jogadores Willian, Raul, Renato, Robson, Gil, Cássio, Pedrinho, Weslei, Kaique, João entre outros.
Mais um que joga até hoje, o zagueiro Marquinhos e um que não joga mais, o Cristian um amigo que morreu na juventude.
RAPGOL Magazine: Quem você acha que é o melhor zagueiro do mundo hoje?
Robert Renan: Atualmente vejo o Thiago Silva.
RAPGOL Magazine: O que você gosta de fazer nas horas vagas?
Robert Renan: Gosto de ficar nas redes sociais, assistir filme, brincar com amigos, familiares e ouvir músicas e mensagens.
RAPGOL Magazine: A maioria dos jogadores curte jogos on line seja no videogame ou no celular. Quem você desafiaria para um X1 no e-futebol?
Robert Renan: Desafiaria o Raul Gustavo.
RAPGOL Magazine: Deixa um salve ai pra quem te acompanha e acompanha o site ou uma música que você curta bastante para gente deixar como recomendação.
Robert Renan: Quero agradecer toda torcida, família, amigos e vizinhos que de maneira dependente ou independentemente está fortalecendo minha carreira.
Esse foi Robert Renan, jogador do Corinthians e futuro zagueiro da seleção brasileira .