Rumores de uma Nova Colaboração Entre adidas e Yohji Yamamoto para Uniformes de Futebol em 2024

Rumores de uma Nova Colaboração Entre adidas e Yohji Yamamoto para Uniformes de Futebol em 2024

Recentes rumores indicam que a adidas planeja mais uma colaboração com o designer japonês Yohji Yamamoto e sua linha Y-3 para criar novos uniformes de futebol e coleções em 2024.

Diferentemente das colaborações históricas com o Real Madrid, desta vez não se trata de equipes de clubes, mas sim de associações nacionais patrocinadas pelas Três Listras, que receberiam novos trajes do designer japonês. Estas incluem Japão, México, Alemanha, Espanha e, claro, Itália, que fez sua estreia com a adidas este ano.

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A parceria Y-3 nasceu em 2003 da colaboração entre a adidas e o designer japonês Yohji Yamamoto, rapidamente se tornando uma marca cult devido à sua capacidade de combinar minimalismo e desempenho. Ela é uma das primeiras manifestações da fusão contemporânea entre alta moda e sportswear, seguindo os passos da Prada Linea Rossa em 1997, antecipando uma série de dinâmicas que surgiram nos últimos anos com a clara abertura do futebol para o sistema de moda.

Estilo Yohji Yamamoto nos Uniformes adidas

Que tipo de intervenção estilística podemos esperar de Yohji Yamamoto nos uniformes da adidas? Como relatado em um artigo da Numéro, a coleção Y3 imaginada pelo designer e lançada neste verão lembra claramente o design do Teamgeist, o histórico modelo visto pela primeira vez durante a Copa do Mundo de 2006, uma data marcante na memória coletiva da Itália. Podemos, assim, imaginar que o criativo japonês se concentrará em um aspecto infalível: a nostalgia, um porto seguro especialmente para marcas e clubes de futebol.

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Outro aspecto digno de análise é a atenção ainda maior que as federações de futebol querem direcionar para a conexão ainda vibrante e pulsante entre estilistas de moda e futebol. Entre esses exemplos, podemos citar o uniforme da Seleção Nacional da Jamaica, projetado por Wales Bonner e apresentado no ano passado na passarela da Paris Fashion Week – tornando-se o primeiro uniforme revelado durante um desfile de moda.

A coleção de Yohji Yamamoto teria um impacto muito diferente, representando o movimento mais substancial visto até agora nos anos que ligam moda e futebol. Para a adidas, seria também um movimento certeiro, ou pelo menos é o que a marca alemã imagina. O trabalho da Y-3 no futebol é bem avaliado pelos entusiastas do esporte. Ao longo dos anos, deu vida a vários projetos notáveis, incluindo a criação do terceiro uniforme do Real Madrid na temporada 2014/2015, vendido ao público em uma edição limitada de 1400 unidades.

Anteriormente, em 2006, a adidas criou a chuteira de futebol F50 Unit, e Yohji Yamamoto foi escolhido como o designer para criar uma coleção cápsula limitada, interpretando-a com o uso de iconografia do País do Sol Nascente. Em essência, a adidas parece entender a importância e o reconhecimento da influência do ícone japonês: após anos de experiência em sportswear, Yohji receberá um projeto da magnitude que merece. Resta observar o que ele será capaz de criar e, acima de tudo, se o projeto permanecerá fiel à estética do Teamgeist, buscando uma espécie de zona de conforto, ou se as perspectivas do designer são muito mais ambiciosas.

foto perfil criaa

Criaa da Zona Oeste do RJ.
Comunicador, fotógrafo, colecionador de camisas de times e camisa 8 no time da pelada.
Trabalhando com notícias e informações desde 2002.

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