Muito se fala nas gigantes Nike e adidas, de fato as multinacionais dominam o mercado mundial, mas na principalmente liga nacional as coisas mudam um pouco de figura. Mesmo patrocinando Corinthians e Flamengo respectivamente, dentro da competição elas não são a maioria.
Neste nosso raio-x iremos mostrar as 12 marcas esportivas qua patrocinam os clubes do campeonato brasileiro 2020 (primeira divisão) e explicar o porquê de algumas equipes terem optado pelo faça você mesmo em busca de baratearem o produto final, competirem com o mercado paralelo e terem um pouco mais de lucros. Veja a seguir.
UMBRO – A marca inglesa está no mercado nacional há algumas décadas e já teve o seu logotipo estampado em diversas camisas e conquistas importantes. Este ano a Umbro patrocina o Fluminense, Santos, Sport Recife, Grêmio e Athletico PR.
- Fluminense – Umbro e o clube das Laranjeiras , tradicional bairro do Rio de Janeiro, firmaram no final de 2019 um contrato de anos. Mário Bittencourt presidente do Fluminense, disse em uma entrevista a Netflu – canal de notícias interno do clube – que a Umbro não faz aportes financeiros ao clube, segundo ele, o Fluminense recebe royalties das vendas dos materiais esportivos que são comercializados em suas lojas. A vantagem da Umbro sobre a antiga fornecedora é que a marca inglesa tem mais experiência e entende melhor o mercado do futebol.
- Santos – A parceria inicial foi oficializada em 2018. O prazo válido era de duas temporadas. Na época do acordo, o contrato girava em torno de R$ 10 milhões por temporada no total. Em 2020 ela foi renovada. Existe um contrato vigente desde março de 2019, que se uma empresa concorrente oferecesse mais e a Umbro não quisesse igualar, o Peixe pode trocar de fornecedor, aumentando seu lucro. Renovação segue por mais 2 anos e entre as melhorias do novo contrato estão o aumento do valor dos royalties em 50% e o número de peças do enxoval que serão fornecidas ao Clube, que teve acréscimo de 20%”.
- Athletico – A Umbro acompanha o time há 23 anos, sem dúvida é um dos patrocínios mais longos do Brasil. Em 2020 Athletico anunciou a renovação do contrato com a Umbro, mas a duração do novo contrato e os valores não foram revelados. Vale lembrar que o time passou por uma mudança de logotipo e camisa no ano passado.
- Grêmio – Com um contrato renovado até 2024 e com as cifras chegando em uma valor estimado de 20 milhões de Reais, falamos estimado porque a direção gremista e Umbro tratam o assunto com sigilo. O que se sabe é que além de fornecer cerca de 50 mil peças por ano, a empresa repassa ao Grêmio algo em torno de 17% sobre as vendas do material esportivo do clube.
- Sport – Umbro e o time de Recife-PE fecharam um acordo no primeiro trimestre de 2019, o contrato vai até o fim de 2022. Os valores e a forma que são compartilhados os lucros até hoje não foram divulgados pela diretoria. Na ocasião do acordo, a marca inglesa o levou a disputa com 57, 28% dos votos, contra 39,30% da Kappa e 3,42% da Diadora no conselho do clube.
adidas – A alemã tem uma relação de amor pela América do Sul há décadas e já foi muito forte no Brasil. Hoje a marca das três listas tem uma fatia muito pequena do bolo, mais ainda sim maior em vendas já que está patrocinando um dos times com mais torcidas do país. Os times que recebem materiais esportivos da adidas são: São Paulo, Flamengo e Internacional.
- São Paulo – Em 2018 a gigante alemã e o São Paulo firmaram um contrato de 5 anos. Aproximadamente R$ 15 milhões anuais pagos pelo patrocínio, 26% de royalties por produto vendido, com uma taxa evolutiva, e abertura da megaloja no estádio do Morumbi e muitos outros detalhes.
- Internacional – No dia 1 de Janeiro de 2020 o Internacional revelou os novo uniformes. A empresa alemã voltou a ser a fornecedora de material esportivo do clube após 20 anos, com algumas mudanças no contrato em relação à marca anterior. O contrato tem 3 anos de duração, fornecimento de 40 mil peças para futebol profissional, categoria de base e futebol feminino; 7% das vendas de produtos licenciados, por royalties; projeção em faturamento de R$ 10 milhões anuais.
- Flamengo – Adidas é a fornecedora de material esportivo do Flamengo desde 2013. O contrato é válido até 2023. O Flamengo recebe da Adidas R$ 17.725.750,00 por ano. Em 2020 por conta da pandemia da Covid-19, a marca pagou com atraso a primeira parcela de R$ 8.862.875 referente aos 6 primeiros meses do ano. Além da cota fixa de patrocínio, o clube recebe valores referentes a royalties pela venda de produtos oficiais e premiação por metas esportivas alcançadas.
KAPPA – A marca italiana já participou de algumas conquistas no Brasil. A Kappa esteve entre as maiores fornecedoras de materiais esportivos dos anos 90. Este ano ela está de volta ao Vasco da Gama com quem foi campeã da Libertadores em 1998 e também patrocina o Botafogo.
- Vasco da Gama – A Kappa, fornecedora de material esportivo italiana, estava junto com o Vasco de 1997 a 2000, época das maiores conquistas da história do clube. O contrato vai até abril de 2022. Assim, além do modelo 2020/21, a Kappa também fará os uniformes de 2021/22. Não foram anunciados os valores da parceria. Na antiga parceria com a marca Diadora, o clube perdia dinheiro para fazer as camisas e este prejuízo irá ser pago pela nova parceira. Mas os números e o molde do acordo não foram divulgados.
- Botafogo – 38% de royalties em cada camisa vendida, um número expressivo e interessante para o Botafogo. Assim foi assinado o contrato com a Kappa, marca que retornou ao clube após dez anos. O valor total do contrato não foi divulgado. Em 2020 o clube já sinalizou que irá renovar com a fornecedora de materiais esportivos.
NIKE – A gigante norte-americana é a patrocinadora esportiva oficial da competição. O contrato com a CBF já dura mais de duas décadas e as cifras já ultrapassaram a casa dos Bilhões. A marca que outrora dominou o mercado, hoje patrocina o Corinthians e o Red Bull Bragantino.
- Corinthians – Em 2017 o Corinthians ampliou contrato com a Nike até 2029 com luvas de R$ 25 milhões. Mas em 2020 a parceria que já dura mais de 16 anos, deu uma balançada. Tudo por conta da compra da Centauro por parte da Nike. Segundo o UOL em Fevereiro, o Corinthians estaria insatisfeito e teria acionado o departamento jurídico, alegando que a Nike não pode repassar o contrato com o clube para outra empresa. Ao que tudo indica a Nike e o Timão ficaram de bem novamente, pois no mês de julho foram lançados os uniformes 20/21. Aonde a rapper Sara Donato e o rapper Fleezus estiveram participando dos lançamentos dos uniformes 1 e 2 respectivamente.
- Red Bull Bragantino – O tradicional clube do interior de São Paulo, passou por um processo de investimento gigantesco e agora tem sua gestão sendo feita pela Red Bull. A Nike assinou um contrato com o time no ano passado e este contrato segue vigente em 2020. Os valores não foram divulgados, mas sabemos que a empresa está entre os pilares desta nova gestão de futebol do clube.
Puma – A marca alemã foi criada para rivalizar com a adidas em 1948, mas sua história vai muito além de tudo isto. Ela calçou os pés do Pelé , sendo sucesso nas Copas do Mundo das décadas de 60 e 70 e fazendo com que a empresa entrasse de vez no mercado de fornecedores de materiais esportivos. No Brasil este ano a Puma patrocina apenas o Palmeiras.
- Palmeiras – Em meados de 2018 a marca alemã acertou o patrocínio com Palmeiras, foi recebida com bons olhos e muita festa por parte da torcida. No dia 1 de 2019 a marca fez o seu grande lançamento aonde o rapper Rincon Sapiência foi a voz do novo comercial da marca em parceria com clube do parque antartica. O contrato inicial apontava R$ 22,5 milhões sendo R$ 14 milhões em dinheiro e R$ 8 milhões em materiais. Em 2020 a parceria segue forte com o lançamento do “Football Culture”, uma linha esportiva que mescla estilos para uso também fora dos estádios.
Le Coq Sportif – Fundada em 1882 a empresa de vestuário esportivo francesa está no Brasil patrocinando o time do Atlético Mineiro. No mundo ela atualmente trabalha somente com 4 times e uma seleção nacional. Seus materiais são excelentes.
- Atlético Mineiro – O contrato assinado em 2019 foi de 2 anos e os lucros para time mineiro vem diretamente das vendas das camisas, outros detalhes e valores envolvidos na negociação não foram revelados.
TIMES BRASILEIROS SE REINVENTAM PARA TER LUCROS.
Sabemos que para ter lucro os times dependem muito das vendas e de quantos porcentos irão receber com estas vendas. Pensando nisto, alguns clubes da seria A estão lançando suas próprias marcas esportivas. Com isto surgiram as marcas: Esquadrão, Vozão, 1909, Leão, Gr33n e Dragão Premium. Falaremos sobre elas.
- Bahia – Esquadrão – O time do Bahia lançou a sua marca própria responsável pelo desenvolvimento de uniformes de jogo e outros artigos licenciados. A “Esquadrão”, cujo nome foi criado em referência ao tradicional apelido da do Tricolor baiano, o Esquadrão de Aço.
- Ceará SC – Vozão – O torcedor alvinegro agora foi apresentado a Vozão, marca própria do Ceará Sporting Club. A diretoria do clube apresentou como um ato de aproximação com o seu maior patrimônio, sua torcida, o Time do Povo atendeu um pedido antigo da Nação Alvinegra e lançou uma marca para que o torcedor possa chamar de sua.
- Coritiba – 1909 – O time coxa-branca optou pela criação de uma marca própria de material esportivo. Lançada em agosto de 2018, apresentou um resultado positivo logo de início. Em apenas quatro meses, o faturamento com os novos uniformes alviverdes já era maior do que 100% com relação aos últimos anos, quando as empresas Nike e Adidas, referências da área, vestiram o time coxa-branca.
- Fortaleza – Leão – O Fortaleza Esporte Clube, lançou a marca esportiva Leão 1918 em 2016 e até o momento é considerada uma fonte de lucro e sucesso pela diretoria da equipe. A partir da criação da marca própria, o clube passou a ficar com cerca de 50% do valor de cada camisa.
- Goias – GR33N – Em 2019 o time do Goias lançou a marca própria GR33N, o nome é um trocadilho com green, verde em inglês, e o número 33. O numeral remete ao apelido inicialmente depreciativo que os rivais colocaram no Goiás na década de 50, o “Clube dos 33”, em referência à sua torcida, que à época era pequena. Com o crescimento do clube, o apelido acabou sendo incorporado pela torcida do clube.
- Atlético GO – Dragão Premium – Assim como o seu rival de estado, o clube Atlético GO lançou sua marca própria sendo ele o primeiro a fazer isto no estado. Os números dos lucros não foram divulgados , mas a marca já contou com uma edição especial para a campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama no ano passado.