Nascido no Reino Unido, filho de um pai pastor, Samm Henshaw cresceu ouvindo uma ampla variedade de música gospel, que formou sua primeira interação com a música.
Música sempre fez parte da vida de Samm, e ele, na verdade, foi para a universidade estudar Performance de Música Popular, o que o qualificou academicamente para seguir sua paixão profissionalmente.
“Na verdade, sou qualificado para fazer o que faço”, diz Samm sobre estudar música na universidade.
Inspirado pela música gospel e por talentos seminais como Kirk Franklin, Lauryn Hill e Marvin Gaye, Samm Henshaw canalizou seu talento na criação de músicas impulsionadas por letras incisivas e melodias estimulantes.
Ele estreou com sucesso com um EP chamado ‘The Sound Experiment’ em 2015, seguido por uma segunda parte, ‘The Sound Experiment 2’, em 2016.
Não demorou muito para a indústria notar seu talento, e ele começou a fazer turnês com estrelas como James Bay e Rag’N’Bone Man.
Sua grande quebra veio em 2018, quando lançou ‘Broke’. Ele alcançou alturas comerciais ainda maiores quando lançou ‘Church’, sua colaboração de alta potência com a dupla de Atlanta, EARTHGANG, que acumulou mais de 21 milhões de reproduções no Spotify e lhe rendeu uma sessão de estúdio com o vencedor do Grammy, cantor, compositor e produtor Pharrell Williams.
Em 2022, ele lançou seu primeiro LP intitulado ‘Untidy Soul’, que mostrou sua versatilidade e impressionante arte. Seu talento o levou ao palco do famoso Glastonbury e a uma comunidade em crescimento que o ajudou a lotar o famoso Electric Brixton de Londres.
Apesar de ter crescido em Londres, Samm Henshaw sempre esteve em contato com sua herança nigeriana. Com a música nigeriana recebendo atenção comercial no exterior, Samm acredita que o crescente sucesso do Afrobeats reflete a criatividade e determinação dos nigerianos.
“Os nigerianos são sempre excepcionais e dominam em muitas áreas”, diz Samm sobre a crescente influência global da música nigeriana.
O sensacional cantor, que conquistou mais de um milhão de ouvintes mensais no Spotify, sente atração pela música nigeriana e planeja explorar o Afrobeats, sendo ‘Jumoke’ seu primeiro lançamento nesse estilo, lançado em outubro de 2023.
‘Jumoke’ é a primeira tentativa de Samm Henshaw no Afrobeats, e ele revelou que foi inspirado por um amigo falecido que sempre quis que ele experimentasse o Afrobeats, e é em sua memória que ele fez a música.
Samm Henshaw pretende explorar diferentes aspectos da música nigeriana e espera colaborar com estrelas nigerianas britânicas como Obong Jayer e Little Simz.