As Olimpíadas estão chegando ao fim e entre os 301 atletas brasileiros presentes em Tóquio, somente 24 competiram utilizando uniformes do Time Brasil. A empresa chinesa Peak, patrocinadora esportiva da delegação brasileira, ofereceu vestuário para toda a delegação, mas 28 confederações esportivas optaram por usar fornecedores individuais durante os Jogos. Apenas atletas de 7 modalidades usaram os uniformes da Peak. O Time Brasil é o nome da equipe formada pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil) durante as Olimpíadas.
O COB obriga todos os atletas a usar os uniformes da Peak na Vila Olímpica, viagens, pódios e nas cerimônias de abertura e encerramento. Para a disputa das competições, as confederações têm liberdade para escolher patrocínios esportivos próprios ou aderir ao uniforme do Time Brasil.
Mas se tratando de seleção brasileira de futebol, mesmo a olímpica, é claro que isto não aconteceu. Os meus olhos atentos me alertaram para um detalhe. Todos os jogadores da seleção brasileira, subiram ao pódio vestindo a camisa da Nike. A tática adotada para utilizar em partes a marca do Time Brasil, foi vestir a calça da Peak e amarrar o casaco – uniforme obrigatório na cerimônia de entrega de medalhas – na cintura.
SOBRE O JOGO
Em um jogo dramático e definido na prorrogação, a Seleção venceu a Espanha por 2 a 1, após 1 a 1 no tempo regulamentar, com direito a pênalti perdido por Richarlison. O herói foi Malcom, que por muito pouco não foi liberado pelo Zenit para disputar a Olimpíada, mas convenceu o clube russo e ainda entrou apenas na prorrogação para fazer o gol da conquista.