Será que a sua música preferida foi feita com bases em algoritmos? Ferramenta do Spotify ajuda artistas independentes; veja como funciona

Será que a sua música preferida foi feita com bases em algoritmos? Ferramenta do Spotify ajuda artistas independentes; veja como funciona
Gostou? Compartilhe

Números gerados pela plataforma Spotify, ajudam os artistas independentes a entenderem como os ouvintes encontram e respondem as músicas lançadas.

A vida pela internet é baseada em algoritmos e alguns dados do Spotify podem estar moldando o que você escuta do seu artista favorito. A ferramenta que é disponibilizada apenas no Spotify For Artist, apresenta informações como gênero sexual, quem está ouvindo, onde eles estão localizados, o que mais eles gostam e etc…

Para o artista, principalmente o independente, compreender esses dados é valioso para todas as partes do negócio de fazer música. Pode ajudá-lo a descobrir onde fazer uma turnê, como se promover, em quais faixas se concentrar, com quem colaborar e, potencialmente, descobrir novos públicos que você pode desenvolver. Um artista com um conhecimento sólido de seus dados pode transformar os jogos de adivinhação e azar da indústria musical em uma operação focada.

Emily White, gerente de produto do Spotify falou sobre o projeto, confira:

“O mais importante no Spotify For Artist é o acesso aos dados que ajudam o artista a entender quem e onde está o seu público e quais músicas estão mais conectando os ouvintes. O acesso a essas informações permite que ele tome decisões baseadas em dados sobre como comercializar suas músicas, com quem ele colabora e em que lugar do mundo fazer uma turnê e promover sua música.

Também ajuda o artista a se sentir mais conectado com as pessoas reais que estão escutando sua música, entendendo a quais tipos de listas de reprodução eles adicionam você ou vendo quantas pessoas estão ouvindo sua música em tempo real.”

Também ajuda o artista a se sentir mais conectado com as pessoas reais que estão escutando sua música

Emily White, gerente de produto do Spotify

Entender para crescer dentro do mercado competitivo.

Saber em qual estrada está caminhando é primordial para o sucesso e ter acesso aos dados não é uma coisa ruim, foi-se o tempo em que as pessoas produziam conteúdo e depois contavam com a sorte de estourar ou viralizar. Hoje toda as ações que envolvem a internet, algoritmos, redes sociais e etc, devem ser muito bem pensadas. Dar a oportunidade ao artista independente de conhecer o seu público e conseguir moldar a sua carreira, é fundamental. Na indústria da música, este mapeamento já é feito há décadas pelas grandes gravadoras que contam com escritórios especializados nos números.

Postado