Cada vez mais acostumados a ver o nome Stüssy em todos os lugares, a presença da logo da marca em camisas de futebol customizadas tem se intensificado recentemente.
Diferente de concorrentes que dividem um grande público com a Stüssy, a marca não é tão ligada ao futebol e nem a releituras de itens relacionados a ele, como fazem Supreme e Palace Skateboards toda semana. Com exceção de uma colaboração importante com o Paris Saint-Germain, a Stüssy parece não se importar muito com o esporte – o que não podemos criticar, considerando o momento de ouro que a marca vive.
A parceria com o Paris Saint-Germain surgiu de forma discreta, para a inauguração da flagship store de Paris em 2022. O curioso é que o clube, a Nike e a Stüssy decidiram preparar o lançamento usando a camisa Home da temporada anterior (2020/21) e não a da temporada vigente (2021/22). Mas é sempre bom lembrar que a Stüssy é uma marca não-convencional, que fez da irreverência e do desvio das regras do mercado parte do seu sucesso. O design da camisa PSG x Stüssy com certeza não saiu de um brainstorm: a camisa original do time ganhou a marca da Stüssy na lateral e o gráfico mais clássico e icônico da marca fundada por Shawn Stussy em 1984: a “World Tour”.
A ideia e execução da camiseta “World Tour” são bem simples, sem dúvida. Na frente ou atrás da camisa se destacam os nomes das cidades mais glamourosas do mundo: Paris, Tóquio, Nova York, São Francisco, Los Angeles e Londres, que na época, assim como hoje, são consideradas os principais centros de moda. Foi uma estratégia simples e genial de Shawn Stussy incluir uma lista de cidades no design da camiseta para dar internacionalidade a uma marca nascida apenas cinco anos antes.
Além da colaboração pontual com o Paris Saint-Germain, não existem outras parcerias entre as duas partes. Toda camisa de futebol com a logo da Stüssy vista na internet, principalmente em páginas de colecionadores como o T-Shirt Archives, é um simples costume. Um costume que traduz o desejo de um dia ver uma camisa com a marca Stüssy dentro de campo – já que a colaboração com o Paris Saint-Germain foi destinada exclusivamente para uma venda limitada, gerando um rápido sold out.