Shaé Universe fala pela primeira vez ao Brasil sobre sua carreira, R&Drill e muito mais em entrevista exclusiva

Shaé Universe fala pela primeira vez ao Brasil sobre sua carreira, R&Drill e muito mais em entrevista exclusiva
Gostou? Compartilhe

Para os que ainda não a conhecem, essa entrevista vai ajudá-los a terem consciência do que perderam até agora. Shaé Universe nasceu na Nigéria mas vive praticamente toda sua vida em Londres, no Reino Unido, onde a maior parte desse tempo tem se dedicado à música.

Com uma independência muito forte, é dona de trabalhos musicais que a fazem ser uma das artistas mais respeitadas pelos pares de seu país. Seu conteúdo lírico não é apenas cativante e poderoso, é vibrante e diferenciado.

A maior prova disso é que a artista se tornou uma das pioneiras de um ritmo que a cada dia vem conquistando o público pelo mundo: o R&Drill, que nada mais é do que a fusão do romantismo do R&B com a energia pesada do Drill.

E através dessa fusão, Shaé conseguiu levar seu som a novos patamares. Seu destaque acabou atraindo diversos outros artistas locais a se arriscarem no gênero. A sua habilidade técnica fez com que ela se destoasse um pouco do que estamos acostumados a ouvir nas batidas de Rap. Definitivamente Shae se tornou uma das caras do R’n’Drill.

E pela primeira vez a cantora fala ao Brasil, em uma entrevista exclusiva com a RAPGOL Magazine onde falou um pouco de si, de sua carreira profissional, suas referências, obstáculos, sua visão sobre o R&Drill e também o que pensa sobre o nosso país. Acompanhe abaixo.

ROGER MORAIS –  @rogermorais

Fotografia – Karis Beaumont – @karisbeau

Estilo – Ramario Chevoy – @ramariochevoy 

Roupas – Stephanie Uhart – @stephanieuhart , House of Harlot – @houseofharlot, Coup de Coeur London  – @coupdecoeurlondon

RAPGOL Magazine – É uma imensa satisfação e uma honra para nós podermos realizar essa entrevista. Nós brasileiros gostaríamos de saber com suas próprias palavras. Quem é a Shaé Universe, de onde ela vem, e até aonde ela pretende chegar?

Shaé Universe – É uma grande honra para mim também! Esta é a minha primeira publicação brasileira, então estou super animada para fazer isso.

Shaé Universe é uma artista versátil de R&B que canta com a alma. Comecei cantando na igreja, apoiando minha mãe no coral desde muito jovem. Então comecei a fazer covers das minhas músicas favoritas no Twitter em 2016 e gradualmente comecei a criar minhas próprias músicas a partir daí.

Pretendo me tornar um artista de R&B respeitado mundialmente e acredito que estou no meu caminho!

RAPGOL Magazine – Desde quando você descobriu que a música é sua paixão, e quando você decidiu iniciar sua carreira nela como profissional?

Shaé Universe – Eu queria ser musicista desde os 7 anos de idade, quando comecei a cantar no coral. Quando me formei na universidade em 2016, foi quando realmente comecei a tentar levar a música a sério.

RAPGOL Magazine – Gostaria de saber quais são as suas grandes referências musicais.

Shaé Universe – Erykah BaduLauryn HillIndia ArieBrandyJazmine SullivanRihannaBeyonceAlex IsleyWhitney HoustonD’AngeloTankUsherAshanti

RAPGOL Magazine – Aqui no Brasil nós te vemos como uma das pioneiras do R&Drill no Reino Unido. Como você enxerga essas recentes fusões que o R&B tem feito nos úiltimos anos não apenas com o Drill, como em outras sonoridades como o Funk e o Grime.

Shaé Universe – Adoro ouvir novos sons inovadores e realmente acredito que o R&B é um gênero muito versátil.

O R&B como gênero definitivamente tem instrumentos/sons característicos que associamos a ele, mas também acho que R&B é uma essência/sentimento que pode ser aplicado de muitas maneiras.

RAPGOL Magazine – O Drill em sua essência traz tanto no som quanto na letra, o tom sombrio, violento e pesado. Como o R&B conseguiu neutralizar essa energia e casar tão bem com esse ritmo?

Shaé Universe – Para mim, acho que foi apenas uma maneira diferente de canalizar meus sentimentos. Uma energia diferente. Definitivamente mais agressivo, mas adorei o lançamento que me deu. E então as melodias de R&B são o que vem naturalmente para mim, então eu apenas fluí com isso.

RAPGOL Magazine – Quais que você pode apontar como os maiores obstáculos, as maiores dificuldades enfrentadas como artista profissional até aqui?

Shaé Universe –  Acho que um dos maiores desafios que enfrentei nesta indústria é provar meu valor sem ser performática.

A indústria está estruturada de uma forma em que os artistas sentem a necessidade de se apresentarem para serem relevantes ou vistos. Essa norma colide com a natureza da minha autenticidade e, portanto, achei difícil me conformar e, portanto, meu progresso percebido foi mais lento do que eu gostaria.

RAPGOL Magazine – Aqui no Brasil nós temos excelentes artistas de R&Drill, um monte de meninas colocando a cara no mundo. Gostaria de saber quais são os gêneros musicais brasileiros que você conhece e mais gosta.

Shaé Universe – Adoro Jazz, Funk, Afrobeats alternativos, Bossa Nova, Cumbia e um pouco de música clássica também.

RAPGOL Magazine – Quais artistas estão nas suas atuais playlists e que não saem da sua mente?

Shaé Universe – SiRAri LennoxYGTUTAlex IsleyBellahJvck JamesFoggie RawJaz KarisLucky DayeLayaTone Stith.



RAPGOL Magazine – Existe algum artista brasileiro que você conhece e que algum dia gostaria de realizar um feat?

Shaé Universe – Eu vou ser honesta, eu não conheço muito ainda sobre artistas brasileiros, mas eu definitivamente vou olhar mais profundamente sobre eles depois desta entrevista!

RAPGOL Magazine – Além da música, o que você mais gosta e admira do Brasil?

Shaé Universe – Eu amo a cultura e a comida! E também no quanto as pessoas daí são calorosas.

RAPGOL Magazine – Quais são as diferenças e as similaridades, na sua opinião, entre a Black Music britânica e a brasileira?

Shaé Universe – Eu acho que a importância da percussão é super proeminente em ambas as áreas.

RAPGOL Magazine – Como foi, ou como tem sido para você, lidar com a vida pessoal, trabalhos e projetos em meio a pandemia do Coronavírus, que assolou nossa sociedade?

Shaé Universe – Tem sido muito difícil, para ser honesta. Eu tenho tentado o meu melhor e orado sempre que me lembro.

RAPGOL Magazine – O que você mais costuma e gosta de fazer quando não está lidando com música?

Shaé Universe – Eu trabalho com música 90% do tempo de uma forma ou de outra, então geralmente durmo muito quando não estou fazendo isso (risos).

Eu gosto de passeios espontâneos e explorar atividades novas e emocionantes, como pistas de obstáculos, parapente, etc.

RAPGOL Magazine – Quais outros artistas do Reino Unido você recomendaria não apenas a nós, mas ao público brasileiro em geral para ouvi-los?

Shaé Universe – Little SimzBellahJvck JamesTameraJaz KarisKalli ClaireKadeem TyrellKojey RadicalKnucksEtta BondEgo Ella MayBree RunwayMneliaMiraa MayMadz



RAPGOL Magazine – Você poderia resumir um pouco de sua discografia? E o que tudo isso representa pra você?

Shaé Universe – Até agora, lancei apenas um projeto que foi o “Unorthodox” em abril de 2022.

Esse projeto foi extremamente especial para mim, pois foi o meu primeiro. Este projeto foi minha prova pessoal de que posso criar minha realidade e tive a sorte de estreá-lo enquanto estava em Los Angeles, o que o tornou ainda mais especial!

RAPGOL Magazine – Você pensa em ter planos de algum dia visitar o Brasil? Você já possui uma grande legião de adeptos que gostariam de conhecê-la pessoalmente…

Shaé Universe – Ainda não há planos, mas eu adoraria visitar o Brasil! Os torcedores de lá se esforçam tanto e mal posso esperar para tocar com eles!

RAPGOL Magazine – Podemos contar com alguma novidade ainda este ano?

Shaé Universe – Vou ficar um pouco em segundo plano este ano, enquanto redefino e faço meus planos para o próximo ano.

Acho que todos podemos concordar que este ano foi muito agitado e eu pessoalmente preciso de tempo para me estabilizar para poder voltar melhor.

RAPGOL Magazine – Nós lhe agradecemos mais uma vez por essa nossa conversa. Gostaria de deixar alguma mensagem para o público que nos acompanhou até aqui?

Shaé Universe – EU AMOOOOO VOCÊS!


Postado