O mundo não gira, ele capota!
A Death Row Records trocou de mãos várias vezes desde sua criação nos anos 1990 . Mas agora, um dos OGs da icônica gravadora gangsta rap voltou às suas raízes e comprou a marca. De acordo com um comunicado de imprensa, Snoop Dogg adquiriu a marca Death Row do MNRK Music Group (anteriormente eOne Music), que é controlado por fundos de private equity administrados pela empresa líder global de investimentos Blackstone.
Embora os termos do acordo não tenham sido divulgados, a empresa de brinquedos Hasbro comprou o MNRK Music Group em 2019 por US$ 4 bilhões e, inadvertidamente, tornou-se os novos proprietários do Death Row. Em abril de 2021, a Hasbro anunciou que havia vendido o MNRK Music Group para a Blackstone por US$ 385 milhões em dinheiro. Errado seria dizer que a lendária entidade Hip Hop provavelmente não era barata.
“Estou emocionado e agradecido pela oportunidade de adquirir a marca icônica e culturalmente significativa da Death Row Records, que tem imenso valor futuro inexplorado”, disse Snoop Dogg em comunicado. “É bom ter a propriedade da gravadora da qual fiz parte no início da minha carreira e como um dos membros fundadores. Este é um momento extremamente significativo para mim.
“Gostaria de agradecer pessoalmente às equipes da Blackstone, MNRK e especialmente David Kestnbaum, que trabalharam em colaboração comigo durante vários meses para tornar este emocionante regresso a casa uma realidade. Estou ansioso para construir o próximo capítulo da Death Row Records.”
Snoop Dogg, que atualmente atua como Executivo Criativo e Consultor Estratégico da Def Jam Recordings, vem disputando o selo há algum tempo. Em uma entrevista de novembro de 2021 ao podcast Million Dollaz Worth of Game , Snoop Dogg disse aos apresentadores Gillie e Wallo que deveria estar sob seu controle.
“Acho que toda a Death Row deveria estar em minhas mãos”, disse Snoop aos 48 minutos. “Eu deveria estar comandando essa merda. Assim como estou [em] uma posição na Def Jam, Death Row significa mais para mim porque ajudei a criar isso. Eu acho que eles deveriam me dar isso e me deixar rodar essa merda com a mercadoria, com a música em todo o mundo. [Adicione] alguns novos atos da Costa Oeste.”
Obviamente, havia alguns sinais de que Snoop Dogg havia se realinhado com sua gravadora de estreia. Seu próximo álbum, BOTR, é um acrônimo para Bacc On Death Row. Na mesma entrevista com Gillie e Wallo, ele também sugeriu que a compra era uma possibilidade, dizendo na época: “É muito calor lá e não está sendo tratado direito. Mas um passarinho me disse que pode voar na minha direção e se isso acontecer, você terá tudo o que eu te disse… Se eu conseguir fazer o Def Jam estourar, o que eu poderia fazer com o Death Row? Apenas imagine isso.”
A Death Row Records lançou sua primeira loja de produtos online em março passado, em homenagem ao seu 30º aniversário. Além de roupas e música, os fãs da Death Row podem pegar tokens não fungíveis (NFTs) começando com “Series 1: Nobody Does It Better”, em homenagem à faixa clássica de Nate Dogg. A música também serviu como cama de áudio para os NFTs de edição limitada da primeira série.
Originalmente dirigido pelo ex-CEO Suge Knight, Death Row foi responsável por vários álbuns de rap multi-platina, incluindo Dr. Dre’s The Chronic, Snoop Dogg’s Doggystyle, Tha Dogg Pound’s Dogg Food e Tupac Shakur’s All Eyez On Me.
Bacc On Death Row deve chegar na sexta-feira (11 de fevereiro), dois dias antes de Snoop Dogg se juntar a Dr. Dre, Eminem, Kendrick Lamar e Mary J. Blige para o que certamente será uma apresentação inesquecível no intervalo do Super Bowl LVI Pepsi no domingo (13 de fevereiro).