Quando você era criança, deve ter recebido uma camisa de algum time do coração e não estamos falando exclusivamente sobre uniforme de futebol. No mundo todo e em inúmeras ocasiões, as pessoas vestem uniformes dos seus times. Os exemplos são tantos que não conseguimos enumera-los.
O SPORTLIFE é uma cultura de rua que nasce do desejo criativo enraizado nas quebradas espalhadas pelo mundo. Seja nas ruas das grandes cidade ou naquela cidade mais remota. Alguém vai unir uma roupa anteriormente dita como esportiva com uma peça mais habitual e sair por ai.
Grandes marcas espalhadas pelo mundo já entenderam que esta fatia do mercado rende bons lucros e estão se especializando. Em Janeiro deste ano, conversamos com o estilista e diretor de criação Neguinho de Favela, ele que é reconhecido internacionalmente por sites especializados com uma das referências no assunto.
O editorial “Seleção do Povo” feito pela jornalista, produtora e diretora de fotografia Rayne Oliveira, ilustrou muito bem como um estilo que veio dos guetos está tomando as ruas.
“Sem condições de comprar e usar as marcas mais famosas, as pessoas começaram a compor os seus “looks” … “Os moradores das quebradas de São Paulo, usam as camisas por que agregam valor aos seus outfits, sendo pelo escudo que é estampado ou pela marca que a produz…”
Rayne Oliveira – Jornalista, produtora e diretora de fotografia.
Diversos clubes espalhados pelo mundo já entenderam que o sportlife chegou para ficar e enxergaram uma oportunidade de mercado para lançar camisas, bermudas e meias que fogem um pouco das cores tradicionais do clube. O Paris Saint Germain, a Inter de Milão, Barcelona e Real Madrid são grandes exemplos de times que lançam em suas linhas de uniformes para a temporada, uma terceira opção de camisa, com cores alternativas e mais despojadas. Em alguns grupos de torcedores, a terceira camisa acaba gerando uma antecipação maior antes de ser lançada, justamente por fugir do padrão e explorar cores e padrões de estilos diferentes.
Algumas marcas como a UMBRO focaram em 2020 no lançamento de uniformes que resgataram a história dos clubes, mas ao mesmo tempo estiveram conectados com o estilo das ruas.