Superliga Europeia é anunciada, desperta, fúria, discória e tem planos suspensos após protestos e desistências.

Superliga Europeia é anunciada, desperta, fúria, discória e tem planos suspensos após protestos e desistências.

ywAAAAAAQABAAACAUwAOw==

Esta semana o futebol se viu em meio a uma guerra que envolveu clubes, federações, FIFA, torcidas e até presidentes de alguns países.

Tudo começou quando o New York Times confirmou na noite de domingo (18) a criação da Superliga europeia de clubes. O comunicado oficializando os detalhes da união dos 12 clubes fundadores causou grande impacto na Europa.

Liderada por Florentino Pérez (Real Madrid) e tendo Andrea Agnelli (Juventus) e Joel Glazer (Manchester United) como vices, o comunicado dizia ainda que as últimas discussões sobre as competições europeias “não resolvem problemas fundamentais, como a necessidade de jogos de maior qualidade e recursos financeiros adicionais para a pirâmide do futebol”.

12 Clubes se associaram: Arsenal, Atlético Madrid, Barcelona, Chelsea, Inter de Milão, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Milan, Real Madrid e Tottenham.

AMEAÇAS E BANIMENTO DE CLUBES/ JOGADORES.

ywAAAAAAQABAAACAUwAOw==
Superliga Europeia é anunciada, desperta, fúria, discória e tem planos suspensos após protestos e desistências. - Rapgol Magazine

Gianni Infantino que nesta semana teve a oportunidade de falar sobre a nova liga, o mandatário disse: “Reprovamos fortemente a criação de uma Superliga fechada, que está fora do sistema e que é uma ruptura em relação às federações, à FIFA, à UEFA e demais instituições. Esses doze clubes são responsáveis pelas suas decisões e terão que lidar com as consequências. Não podem ficar a meio caminho. Ou estão dentro ou estão fora. Não pode haver meio termo – disse Infantino, reiterando que clubes e jogadores que participarem da Superliga poderão sofrer punições esportivas e econômicas.

Outra entidade que falou fortemente sobre a liga foi a FIFPro, sindicato mundial de jogadores de futebol profissionais, divulgou uma nota oficial com duras críticas à criação da nova competição, manifestando preocupação com o impacto em toda a estrutura do esporte, incluindo a carreira dos jogadores. No comunicado, a entidade fala em “danos irreparáveis” caso não haja uma cooperação entre torneios nacionais e internacionais.

ywAAAAAAQABAAACAUwAOw==

CRÍTICAS, PROTESTOS DE TORCEDORES E DESISTÊNCIAS DE CLUBES RACHARAM A SUPERLIGA.

Menos de 48 horas após o anúncio, torcedores foram para as ruas protestar e clubes desistiram do projeto. A debandada começou com os ingleses e o bloco anunciou a desistência do projeto de organização de um torneio para concorrer a Liga dos Campeões da Europa, mas como se diz o ditado: “se é para cair, vamos cair trocando” e a Superliga Europeia está convencida que o atual status quo do futebol europeu precisa mudar.

Em um comunicado oficial eles disseram:

“Nós estamos propondo uma nova competição europeia porque o sistema atual não funciona. Nossa proposta visa premitir evolução ao esporte enquanto gera recursos e estabilidade para toda a pirâmide do futebol, incluindo ajuda para superar as dificuldades financeiras vividas por toda a comunidade do futebol como resultado da pandemia.

Também poderia prover materialmente fortalecimento pagamentos de solidariedade a todos os stakeholders do futebol.

Apesar da anunciada saída dos clubes ingleses, forçados a tomar essas decisões devido às pressões neles, nós estamos convencidos que nossa proposta está completamente alinhada com a legislação europeia e regulamentos, como demonstrado hoje pela decisão judicial para proteger a Superliga de ações de terceiros.

Devido às atuais circunstâncias, nós vamos reconsiderar os passos mais apropriados para reformular o projeto, tendo sempre em mente nossos objetivos de oferecer aos fãs a melhor experiência possível, enquanto fortalecer os pagamentos de solidariedade para toda comunidade do futebol.

foto perfil criaa

Criaa da Zona Oeste do RJ.
Comunicador, fotógrafo, colecionador de camisas de times e camisa 8 no time da pelada.
Trabalhando com notícias e informações desde 2002.

Revelado o nome da próxima geração adidas Predator para a copa do mundo 2022. Postagem anterior Revelado o nome da próxima geração adidas Predator para a copa do mundo 2022.
Funkero prepara o seu novo disco; conversamos sobre o projeto. Próxima postagem Funkero prepara o seu novo disco; conversamos sobre o projeto.
error

Gostou do site? Compartilha com geral!