Em 2021, o streaming se tornou um componente crucial para os rappers obterem receita com sua música. No entanto, T-Pain postou uma lista que supostamente mostra que o streaming pode não ser tão lucrativo para alguns artistas.
Na terça-feira (28 de dezembro), T-Pain utilizou sua conta do Twitter e compartilhou uma lista de quantos supostos streams são necessários para um artista ganhar US $ 1 em várias plataformas de streaming. De acordo com a lista do cantor rapper, o pagamento de US $ 1 do Napster começa após 53 transmissões, enquanto o pagamento de um dólar do YouTube começa após 1.250 transmissões. Enquanto isso, os principais serviços de streaming, como Amazon Music e Spotify, dão aos artistas um dólar após 249 e 315 streams, respectivamente.
As reações ao tweet de T-Pain foram misturadas. Algumas pessoas sugeriram que os artistas removam suas músicas das plataformas de streaming em protesto, enquanto outros acham que o streaming só beneficia os grandes nomes do jogo musical.
“Então, por que os músicos não votam removem todas as suas músicas de todas as plataformas de streaming, exceto o Napster?” questionou um fã. “Pergunta genuína aqui: por que os músicos reclamam do Spotify e ainda assim os apóiam com sua música? Apenas dê um passo atrás.”
Na quarta-feira (29 de dezembro), T-Pain esclareceu seu raciocínio para compartilhar a lista de streaming para o mundo. O artista do 1 Up esperava que isso levasse outros artistas a pensar em criar um serviço de streaming que os beneficiasse em vez de aceitar o status quo.