A Taça das Favelas Rio de Janeiro 2023 foi lançada oficialmente neste sábado, dia 1º de julho, em uma cerimônia na Sede CUFA, no Viaduto de Madureira. O lançamento contou com casa cheia, marcando a abertura de mais uma edição carioca do maior campeonato de futebol entre favelas do mundo, organizado pela Central Única das Favelas (CUFA) e produzido pela InFavela.
O dia abriu oficialmente com a participação de MC Menor MR e Raí BG, animando os técnicos, jogadores e lideranças das 96 favelas do masculino e 34 do feminino participantes da Série A do torneio que estiveram presentes no evento. A Rapper Realleza também subiu ao palco mostrando todo o empoderamento.
Representantes da Friboi, Enel, FM O Dia, Eletromidia, Suderj e Secretaria de Esporte também prestigiaram o lançamento da Taça das Favelas, que contou com a apresentação de Nega Gizza e do repórter esportivo da Rede Globo, Diego Moraes.
“Estamos indo para mais uma edição da Taça das Favelas. A CUFA está muito feliz por trazer essa oportunidade de mobilizar uma competição tão grandiosa que vem ganhando cada vez mais força. Gostaria de agradecer também aos patrocinadores, porque sem eles nada disso seria possível”, disse Elaine Caccavo, CEO da InFavela.
“Ano passado tivemos a 1ª edição do Favelão que teve atletas de vários estados do país e foi um passo muito importante para a Taça das Favelas ganhar um peso maior. Porém é muito importante não está apenas presente aqui, mas também de participar da Taça que impacta na vida de tantos jovens”, afirmou Márcio Lima, vice-presidente da CUFA.
A Taça das Favelas mobiliza mais de meio milhão de jovens em todo o Brasil anualmente. Na categoria masculina, a idade é de 14 a 17 anos, enquanto na feminina, a idade é ilimitada. Na edição deste ano, as favelas serão separadas por grupos na primeira fase, e depois vai para um formato eliminatório. O torneio está previsto para iniciar no Rio de Janeiro no dia 15 de julho, com a final prevista para o dia 18 de novembro.
A Taça das Favelas Rio de Janeiro 2023 tem patrocínio master de Bet Nacional, Friboi e Enel; patrocínio ouro de Gol e Vai Voando; prata de Comunidade Door; bronze de Alô Social; apoio de DFM Advocacia; promoção de TV Globo, Eletromídia e FM O Dia; incentivo ao esporte da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro.