Em 2022, Yasiin Bey e Talib Kweli se conectaram com Madlib para seu segundo álbum do Black Star (e o primeiro desde sua estreia em 1998), No Fear Of Time . Quase um ano depois, Talib e Madlib se reúnem para sua própria reformulação, Liberation 2 .
A sequência do álbum da dupla de 2006, Liberation 2 , é um lançamento de 15 músicas com participações de uma miríade de convidados: Westside Gunn, Q-Tip, Goapele, Pink Siifu, o falecido Mac Miller, Roc Marciano , Meshell Ndegeocello, Roy Ayers, e até mesmo os filhos de Talib, Diani e Amani .
“Este álbum foi escrito, gravado e mixado ao longo de dez anos. É expansivo em conceito, mas restrito em sua substância e abordagem”, disse Kweli s sobre o projeto. “As pessoas hoje estão avaliando o que é mais importante – família, saúde, bem-estar, amor. O materialismo e a devassidão que são estereotipadamente associados ao hip hop perderam um pouco de seu brilho. Madlib e eu temos sido consistentes em nossas mensagens. Nunca houve um momento melhor para uma música tão honesta e orientada por mensagens que presta homenagem aos sons que vieram antes de nós.”
Agora vem a parte divertida. Como No Fear Of Time , Liberation 2 é – por enquanto / futuro previsível – um Luminary exclusivo (Lunminary, é claro, sendo o lar do podcast The Midnight Miracle da dupla com Dave Chappelle e do podcast solo de Kweli, People’s Party).
Escuteo álbum via Luminary aqui . Enquanto isso, um vídeo para a faixa de foco “Best Year Ever” pode ser visto abaixo.