No dia de hoje o disco The Marshall Mathers LP completou 20 anos. O álbum foi o terceiro projeto de estúdio do rapper e está a lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame
Como evidenciado pela decisão de Eminem de incluir seu nome real no título do álbum, este é um álbum mais sério e pessoal do que o álbum de estréia The Slim Shady LP, que caracterizou mais seu personagem exagerado Slim Shady. As músicas deste CD são mais direcionadas a sua ascensão à fama e atacam aqueles que criticaram seu primeiro álbum.
Durante a primeira semana, o álbum vendeu 1,760,049 de cópias, transformando no álbum de rap mais vendido da história, mais que dobrando o número de vendas do de estréia do rapper Snoop Dogg, Doggystyle e o de Britney Spears que era o primeiro em vendas na primeira semana de um artista solo. The Marshall Mathers LP é o álbum mais vendido de Eminem, terminou o ano 2000 com mais de 7.9 milhões de cópias vendidas, alcançou 9x Platina em 2007 e Diamante em 2011. No total vendeu 22 milhões de cópias no mundo todo.
A CASA QUE ILUSTRA A CAPA TEM MUITAS HISTÓRIAS.
Em 2013, a casa de infância de Eminem, famosa por estar na capa de “The Marshall Mathers LP” lançado em 2000, foi colocada a leilão no noroeste de Detroit. A casa ficou vazia por muitos anos e segundo os noticiários da época a oferta inicial seria o valor de 1 dólar. A propriedade era uma das muitas casas abandonadas e antes de ser leiloada acabou sendo queimada junto com outras da vizinhança. Ela pertencia ao Michigan Land Bank – um programa governamental que gerenciava mais de 11 mil propriedades na área de Detroit.
Em 2016 o rapper Eminem colocou a venda diversos objetos colecionáveis incluindo tijolos da casa em que ele cresceu. Na ocasião as vendas marcavam o 16º aniversário do disco .
STAN É UMA DAS MÚSICA MAIS OUVIDAS NA HISTÓRIA.
A canção alcançou a primeira posição em vários gráficos de popularidade do mundo. Foi produzida por The 45 King e Eminem, com samples nas primeiras linhas da canção “Thank You“, do álbum No Angel, de Dido como refrão. Em 2001 foi apresentada ao vivo, com Elton John cantando a parte original de Dido, durante a cerimônia de entrega do Grammy.
“Stan” é uma das canções mais bem sucedidas criticamente de Eminem.
O clipe foi dirigido por Phil Atwell e Dr. Dre e filmado na Califórnia. O vídeo representa a história narrada na canção. “Stan” conta uma história fictícia de um fã que é obcecado por Eminem e escreve para ele, sem receber uma resposta. Os três primeiros versos são entregues para Eminem de Stan, enquanto no quarto versículo Eminem está tentando escrever para Stan, e acaba por perceber que ele já havia ouvido falar na morte de Stan no noticiário.
O ator canadense Devon Sawa protagonizou como Stan, o fã obcecado por Eminem, e a cantora pop britânica Dido, que canta o refrão, como a sua namorada grávida. Jane Yamamoto, que já havia aparecido no vídeo de “Forgot About Dre”, realizou uma participação especial no vídeo.