A Copa do Mundo do Catar começa esta semana e navegando pela internet conheci o trabalho sensacional da The Nine Customs. A marca que une o futebol, moda e arte, chega com peças feitas a mão e esbanjam qualidade.
Idealizada pelo Gabriel Campos, cria de São Jose dos Campos, São Paulo e que cresceu respirando o futebol. “Adoro desenhar desde criança e logo percebi que eu tinha vocação para arte”, disse ele.
“Ainda pequeno, comecei a gostar muito de roupas e moda por influência da minha mãe, que sempre se destacou no jeito de se vestir, de forma elegante, mas sem ser extravagante, passando isso para mim.”
O torcedor do São Paulo FC e que desde pequeno frequenta as arquibancadas do Morumbi ao lado do seu pai, falou sobre a paixão pelo futebol e o projeto The Nine Customs.
“Meu pai é formado na USP e sempre enfatizou que o estudo era o caminho a ser seguido. Tentei com muito esforço seguir a vida acadêmica, foram 3 faculdades diferentes e nenhuma concluída (uma delas foi 1 ano cursando odontologia na unesp, faculdade ótima, mas não tava feliz) Não foi por falta de tentativa.
O conceito de customização de roupas começou a ganhar muita força nos últimos anos, e influenciado por isso eu customizei uma jaqueta minha, despretensiosamente. Meus amigos acharam foda e me incentivaram a levar isso para frente, sabiam que eu não tava feliz fazendo faculdade.
Ha dois anos me joguei de cabeça nessa ideia e vi potencial e vontade de fazer isso virar, Senti que era isso que eu queria para vida.
Resolvi então criar uma marca, e a escolha do nome tem a influência do futebol, pois sempre gostei de jogar de camisa 9 e as maiores referências que tive foram Luís Fabiano e Ronaldo, jogadores sinistros.
A marca é uma junção dessas 3 coisas que basicamente me definem: o futebol, a arte e a moda, e aconteceu naturalmente.”
Copa do Mundo
Na minha visão, a copa do mundo é sempre especial porque une o povo brasileiro (doente por futebol) como nenhuma outra coisa, parando o país. É especial também porque junta diversas nações, que com seus povos e bandeiras trazem muita diversidade e cor.
A copa sempre traz elementos marcantes, como, por exemplo, os modelos das bolas e também as camisas das seleções, para mim a parte mais “daora” da copa. Muitos modelos de camisas ficam marcados na história: difícil não pensar nas do Brasil de 94, 98, e 2002; a da França de 98, Nigéria 94, Alemanha 90, Argentina 86.
A história das copas é muito rica, diversos lances e gols são memoráveis, craques do mundo todo juntos no mesmo campeonato.
Coleção da copa
Na coleção da copa a ideia foi representar tudo isso através da customização de roupas.
São 2 conceitos de peças: as especiais e as simples.
Pras especiais, escolhi o que para mim são os 5 lances mais marcantes em copas, busquei os modelos das camisas usadas nesses lances e, baseado na pintura realista somada a outras técnicas como serigrafia (de maneira nada convencional) e costura, retratei esses lances nas camisas. São apenas 5 unidades. Os lances são:
Fotos – @joao_carlini
1 – 2° gol de Ronaldo contra a Alemanha na final da copa de 2002;
2- Gol de Romário contra a Holanda nas quartas da copa de 94
3 – Gol de falta do Ronaldinho Gaúcho contra a Inglaterra nas quartas da copa de 2002
4- Gol de mão de Maradona contra a Inglaterra nas quartas de 86
5- 1° gol de Zidane contra o Brasil na final da copa de 98.
Trabalho feito a mão de rico em detalhes
A ideia foi representar as cores das bandeiras e a diversidade dos países. Em camisetas de algodão, usei técnicas mais simples como tie dye, pintura com rolinho de tinta, serigrafia e pinceladas mais leves. Busquei representar países de todos os continentes (faltou Oceania) e as cores de suas bandeiras, além de ter tido como referência alguns modelos de camisas usadas em copa.
O Brasil conta com 3 modelos, a Amarela com verde, a Branca com verde e amarelo e a Azul com tijolinhos que representam as favelas do país.
Outra ideia por trás das simples foi trazer um volume maior de peças (40 unidades) e com um preço mais justo para que ficasse mais acessível.
A produção das 45 peças foi sozinho, conto com ajuda apenas na criação de mídias e no gerenciamento de redes sociais.
Para conhecer mais e só acessar o Instagram oficial da marca.