Trae Tha Truth é uma lenda por si só, alguém que pode superar todos os seus rappers favoritos, se necessário. Mas além disso, é sua resiliência, caráter e desejo de ajudar sua comunidade que os fãs mais aplaudem. Um verdadeiro veterano no jogo, o nativo de Houston lança música desde 1998 e continua a subir a cada lançamento.
Como parte da dupla Assholes by Nature (ABN) com a lenda de Houston Z-Ro, Trae lançou 26 mixtapes e dois álbuns, além de seus 11 álbuns solo de estúdio.
Essa ética de trabalho carrega com ele até hoje, pois ele revela que tem mais de 2.000 músicas inéditas apenas guardadas no cofre. E enquanto Trae Tha Truth trabalhou com quase todo mundo, de Nipsey Hussle a Young Dolph, ele continua se conectando apenas com os artistas reais e genuínos no jogo do rap.
O que nos leva ao seu mais novo lançamento: Truth Season: The United Streets Of America. O álbum de 17 faixas presta homenagem à cidade de Detroit, contando com participações especiais de todos os artistas mais badalados da cidade, como Icewear Vezzo, Payroll Giovanni, Babyface Ray, Peezy, Snap Dogg e muito mais.
Além disso, ele tem uma próxima mixtape com Dave East e continua avançando quando se trata de retribuir à sua comunidade. Houston até lhe deu seu próprio Trae Day por sua dedicação e compromisso em ajudar a cidade.
Recentemente o rapper falou sobre suas conquistas e desejos.
Quando questionado sobre: como ele aguenta toda esta correria? Trae respondeu: Estou aqui cara. Você sabe que eu tenho passado por muita coisa, então eu realmente não tenho feito muitas entrevistas. Fiz Breakfast Club hoje sobre minha filha, então estou apenas trabalhando.
O relacionamento entre Trae e a mãe da filha dele não é um dos melhores e ambos batalham na justiça para que o rapper tenha mais acesso a menina. Em 2022 ele lançou a faixa “Hope It Don’t Change You” em homenagem à sua única filha, Truth, de 2 anos, que mora em Los Angeles e que ele não via há meses, na ocasião ele disse: “Acredito que os tribunais são projetados para ficar do lado da mãe, e é lamentável porque o vínculo do pai é tão importante quanto. Acima de tudo, ser pai vem antes de tudo para mim e continuarei lutando para estar na vida da minha filha assim como sou ativo na vida do meu filho”.
Nesta entrevista recente, Trae disse: É um processo. Está me desgastando apenas tentando ser um pai de verdade. É uma situação estressante. Isso está me tirando do sério porque eu deveria estar promovendo a música, mas está ultrapassando tudo.
O rapper falou também sobre as suas ações em retribuição a comunidade: No momento, uma das minhas grandes coisas é que eu tenho minha própria fundação de esportes para jovens Athletes By Nature. Eu os chamo de meus meninos, eles também são ABN. Um monte de garotos que são talentosos, que eu sinto que quero mostrá-los ao mundo. Apresenta-los como desportistas. Temos 3 equipes que chegaram ao Nacional.
Temos uma academia de boxe, 4 Corners Boxing. Eu tenho dois lutadores #2 no país. Eu tenho um dos campeões das Luvas de Ouro. Algumas dessas crianças definitivamente têm talento, mas elas só precisam de empurrão e apoio. Ser capaz de fazer parte disso é algo incrível, até mim e meu parceiro. Tínhamos uma sorveteria onde trabalhavam várias pessoas com necessidades especiais. Há tantas coisas diferentes que estamos fazendo.
Trae falou também sobre o rebranding para Angels By Nature: Essa é minha base. Você tem muitas pessoas na comunidade, muitos pais, crianças que querem representar o que eu represento. Eu tive que fazer isso de uma maneira mais adequada para eles. Eu não posso falar que esses bebês aqui representam a Assholes by Nature, ou alguns desses avós dizendo isso. Eu tinha que fazer isso fazer sentido. Contanto que seja ABN, você pode representá-lo.
Outro assunto que deixou o rapper bem animado foi o fato de poder estar investindo em outras coisas além da música, Trae falou sobre seus negócios fora e dentro do estúdio.
Temos o lance do food truck. Eu estarei no SXSW porque você sabe que este ano, vamos recomeçar. Com o Bumpboxx, isso toma muito do nosso tempo porque estamos fazendo muitas coisas muito. Isso é um verdadeiro trabalho em tempo integral. Estou animado para lançar muita música. Eu e J Prince, estamos sentados no meu jipe. No meu caminhão, estamos revisando os registros. Ele fica tipo “cara, por que você continua segurando todas essas músicas? O que isso está fazendo por você? Você tem que deixar pra lá.” Eu poderia ser teimoso às vezes, mas eu disse “cara, você está certo”. Porque eu tenho mais de 2.000 faixas, então por que lançar alguns álbuns vai doer? Eu posso lançar música pelo resto da minha vida, mesmo que eu parasse de fazer rap hoje.
Falando sobre música, o rapper lançou recentemente Truth Season: The United Streets Of America que já está disponível e conta com todos os rappers mais quentes de Detroit. Trae falou sobre Icewear Vezzo…
Esse é meu irmãozinho, temos um tipo diferente de vínculo. Ele sabe que estou torcendo por ele, quero vê-lo vencer. Temos um vínculo muito próximo, seja da família às conversas com as crianças. Mesmo com ele me ligando há pouco tempo, era mais apenas ser um irmão. Tipo “mano, eu sei que você está passando por isso. Eu vejo você ferido cara, mas você continua seguindo. Você continua lutando por sua filha, continua batalhando. Vai ficar tudo bem.” E às vezes é disso que precisamos. Porque muitas vezes podemos agir muito duro um com o outro, ser como “eu não vou dizer isso” ou “eu sou fraco por dizer isso”. Mas quando você tem pessoas que genuinamente dizem coisas assim, isso permite que você saiba que elas realmente se importam. Você tem que valorizar coisas assim. Disse ele.