Fala pessoal, tudo certo?
Vamos para o nosso segundo papo por aqui. Acredito que a maioria que acessa o canal seja amante do HipHop e Rap.
Assim como no meu podcast, defendo contarmos a história, valorizarmos de onde viemos. Neste post, quero compartilhar pensamentos sobre o rap nas décadas de 80, 90, 2000 e atualmente, mundialmente falando.
A linha de raciocínio parte de uma entrevista do DEXTER no programa do Bial, onde ele destaca que hoje a maioria das músicas são descartáveis. A cada mês, lançam um single novo, e o anterior é rapidamente esquecido. Refletindo sobre isso e conversando com meu pessoal, tenho certeza disso. Vou apresentar alguns exemplos.
Mas o que são músicas descartáveis e atemporais? Músicas atemporais são aquelas que resistem ao tempo, que você se lembra, independentemente das gerações. Na minha opinião, isso se aplica não apenas ao rap, mas a toda a música atual, que, para mim, está uma porcaria…
Retornando ao rap, comecei a ouvir por volta de 87, 88, aos meus 15 anos. Meu irmão, gerente de uma casa noturna em SP, apresentou-me ao SUGAR HILL GANG, e meses depois, como um garoto, tornei-me DJ, aprofundando-me nesse estilo. Conheci FAT BOY e cheguei ao RUN-DMC. Na oitava série do ensino fundamental, uma amiga, Vivian, que foi para NY, trouxe-me o vinil do RUN DMC “Raising Hell”. Tinha acabado de sair, meu Deus, foi demais!
Então, sei do que falo sobre o rap, amigos. Claro que essa geração provavelmente não conhecerá. Não porque não seja atemporal, mas porque não estudam o que estão ingressando… O GRANDE ERRO. SEM BASE, NADA SE SUSTENTA.
Hoje temos o Spotify, temos tudo, galera. Vamos estudar. Vou dar exemplos de raps atemporais, que qualquer amante verdadeiro da música rap escuta os primeiros acordes e sai cantando:
- RUN DMC – “Walk This Way”
- Eric B. & Rakim – “Paid In Full”
- LL COOL J – “I’m Bad”
- Public Enemy – “Fight The Power” (eleita a MÚSICA TOP 2 DE TODOS OS TEMPOS PELA ROLLING STONE)
- 2Pac ft. Snoop Dogg – “2 Of Amerikaz Most Wanted”
- 2Pac – “Hit ‘Em Up”
- N.W.A. – “Straight Outta Compton”
- Wu-Tang Clan – “C.R.E.A.M.”
- 50 Cent – “In Da Club”
- JAY-Z – “Empire State Of Mind” ft. Alicia Keys
- The Notorious B.I.G. – “Big Poppa”
AGORA PAREM, ESCUTEM UMA POR UMA E DEPOIS COMENTEM AQUI. VOCÊS ACHAM QUE TEMOS ALGUÉM CAPAZ DE FAZER HOJE RAPS ATEMPORAIS COMO ESSES?
Vamos para os nacionais?
Vou passar por vários momentos…
- Thaide e DJ Hum – “Sr. Tempo Bom”
- Doctor MC’s – “TikTak”
- RZO – “Paz Interior”
- XIS – “US MANO E AS MINA”
- Senhorita – “Cabal”
- DJ Hum e Lino Krizz (Motirô)
- SP Funk – “Enxame”
- SNJ – “Se Tu Lutas Tu Conquistas”
- GOG – “É o terror”
- Apocalipse 16 – “Muita Treta”
- Dina Di – “Mente Engatilhada”
- RPW – “Pule Ou Empurre”
- Posse Mente Zulu – “Sou Negrão”
- 509-E – “OITAVO ANJO”
- Marcelo D2 – “1967”
- Sabotage – “Respeito É Pra Quem Tem”
- MV BILL – “Só Deus Pode Me Julgar”
- Racionais Mcs – “Homem na Estrada”, “VidaLoka P. 01, 02”, “Jesus Chorou”, “Negro Drama”
ME DIGAM, QUEM CONSEGUE HOJE FAZER UM RAP ATEMPORAL COMO ALGUNS DESSES ACIMA???
Para finalizar, quero que estudem, ouçam antes de sair por aí fazendo esses raps fracos que fazem atualmente. Tem muita história para vocês honrarem mundialmente…
E para você, qual é a sua música eterna?
Empreendedor serial. 24 anos criando conteúdo na internet. Dir. Agência Desenrola Digital. Host podcast UrbanCast. Criador do primeiro portal de hip-hop do Brasil Real HipHop.