A Copa Africana de Nações 2023 está a todo vapor e o ex-jogador do Watford e Udinese, William Troost-Ekong. Apesar de ter sido fotografado usando chuteiras da Nike durante os treinos que antecederam a estreia contra a Guiné Equatorial, foi a marca de artigos esportivos Sokito que vestiu o defensor, tornando-o o primeiro jogador na história a entrar em campo com um par de chuteiras totalmente sustentáveis.
Com um cabedal branco e verde caracterizado por um padrão ondulado (inspirado no design da camisa da Nigéria) e uma silhueta clássica, assim se apresenta o modelo Scudetto, feito a partir de resíduos de milho, cana-de-açúcar, bambu e outros materiais sustentáveis, como a planta da mamona que compõe a sola. O jogador contou ao The Athletic como começou sua relação com a Sokito, originada da experiência de Troost-Ekong na Turquia, no Bursaspor. Seu ex-colega de equipe John Bostock o apresentou a Jake Hardy, o único fundador da marca. Sokito nasceu após a viagem de Jake a Hoi An, Vietnã. De acordo com o site da Sokito, durante essa experiência, Jake passou muito tempo explorando o mercado local. Seu objetivo era comprar um par de sapatos de amarrar feitos à mão, e os detalhes desses sapatos o fizeram perceber que poderiam ser replicados em uma chuteira totalmente sustentável.
Troost-Ekong acrescentou: “Esta poderia ser minha última Copa Africana, e é uma das razões pelas quais eu queria usar botas sustentáveis. É uma maneira de mostrar meu comprometimento com questões ambientais. Há muita empolgação em torno da Nigéria: todos falam sobre o uniforme e a animação em torno do evento esportivo, e eu quero seguir essa tendência positiva.” Atualmente, Troost-Ekong é um dos jogadores que investiram tempo e dinheiro na Sokito, uma marca promissora que ainda não conta com grandes jogadores globais em sua lista limitada. De acordo com o que o defensor compartilhou com o The Athletic, sua iniciativa e envolvimento no modelo de negócios da Sokito derivam de sua sensibilidade ao meio ambiente. Troost-Ekong, atualmente jogando pelo PAOK, doou dinheiro a agricultores no sul da Itália durante sua passagem pela Udinese para que pudessem adotar métodos agrícolas mais sustentáveis e reduzir as emissões ambientais. Para que a chuteira assinada pela Sokito usada por William Troost-Ekong ganhe a fama que merece, só podemos esperar que os nigerianos treinados por José Peseiro continuem sua jornada nas fases finais da competição patrocinada pela empresa de petróleo francesa TotalEnergies.