Em 26 de fevereiro de 2024, a Universal Music Group anunciou a aquisição de uma participação majoritária na Mavin, com o acordo aguardando aprovação regulatória.
A Universal Music Group (UMG), líder mundial em entretenimento baseado em música, anunciou hoje um investimento majoritário em uma das gravadoras independentes mais dinâmicas e emocionantes do mundo, a Mavin Global (Mavin). O acordo está sujeito à aprovação regulatória e espera-se que seja concluído até o final do terceiro trimestre de 2024, conforme informou o comunicado à imprensa.
[expander_maker id=”2″ more=”Leia a Notícia completa” less=”Recolher”]
Em um artigo da Billboard, a Mavin Records estava em conversas com um possível comprador, e o valor da venda foi estimado em mais de US$ 100 milhões.
Don Jazzy, fundador e presidente da Mavin Records, ao aparecer no podcast Zero Conditions, afirmou estar aberto a uma possível aquisição de sua empresa, mas insistiu que tal acordo deve conter uma cláusula que permita que ele permaneça no comando.
Falando sobre a aquisição, Don Jazzy disse:
“Estou orgulhoso dos artistas, carreiras e da marca que construímos, que tornaram a Mavin a força que é hoje. Nesta parceria histórica com a UMG, continuaremos essa missão na África e em todo o mundo.”
Sir Lucian Grainge, presidente e CEO da Universal Music Group, disse: “Nossos critérios para identificar parceiros são diretos: grandes artistas, grandes empresários, grandes pessoas. Com Don Jazzy, Tega, a equipe da Mavin Global e seu elenco de artistas, encontramos parceiros ideais para crescer juntos. Os brilhantes artistas da Mavin foram catalisadores na transformação do Afrobeats em um fenômeno global, e estamos emocionados em recebê-los na família Universal Music Group.”
O comunicado à imprensa não divulgou o valor da aquisição. No entanto, anunciou que a TPG saiu completamente dos negócios, enquanto a Kupanda Capital permanecerá como investidor minoritário e conselheiro estratégico.
Com o anúncio do acordo com a UMG, a Mavin Records agora é uma subsidiária da maior empresa de música do mundo, que possui outras filiais como Defjam, Motown, Interscope, Polydor, Republic Records e Virgin Music, entre muitas outras.
[/expander_maker]