A Zona Leste de São Paulo é um local que já revelou inúmeros rappers. Xis, Rincon Sapiência, Consciência Humana, Salvador, De Menos Crime e muitos outros vieram de lá. E neste final de semana falaremos sobre o Vagnão, uma das revelações dentro do Drill e que recentemente lançou o seu projeto audiovisual ‘Pikadilha Shabba’ , faixa que retrata a vivência do artista enquanto um jovem preto periférico em busca da autoestima e autoconfiança, características presentes na personalidade do cantor Shabba Ranks, a quem o som faz referência. Outras referências que podemos perceber, são as citações de trechos de algumas letras de rappers lendários da Zona Leste; em ‘Pikadilha Shabba’ podemos facilmente identificar trechos de “us mano , as mina ” do Xis e “Ponta de lança” do Ricon Sapiência.
Vagnão nasceu na zona leste de São Paulo. Aos 20 anos, enxerga na música uma válvula de escape do sistema que já o deixou recluso durante um tempo quando menor de idade, quando enxergava poucas possibilidades dentro da sua realidade. Desde criança fazia rimas e poesias, e o primeiro contato com a música aconteceu ouvindo rap internacional e nacional, mas com seu crescimento teve aproximação com o funk brasileiro, que se tornou um gênero que o acompanhou, e inspirou sua vida até os dias de hoje, tendo os funk de visão, proibidão e ostentação como suas vertentes favoritas. Com o crescimento do trap, foi impactado pela onda americana e começou a entender possibilidades de realizar seu sonho de começar a fazer música, mas o casamento musical foi somente com o drill londrino apresentado por qaslu, e daí em diante nasce sua primeira música, se iniciando sua carreira de fato a partir de 2020.
“Minha inspiração pra compor foram os funks proibidões. A letra fala sobre o conceito que tinha Shabba Ranks e resume um pouco do estilo de vida e o que já vivi, daí encontrei a possibilidade de contar um pouco disso através do drill, estilo que me foi apresentado pelo qaslu, quem ficou responsável pelo beat e pela produção executiva desse visual”
Vagnão.
A parceria com o produtor promete muito mais. qaslu é deejay, beatmaker, produtor executivo musical e cultural da zona leste de São Paulo. Atuante na sua região desde 2015 como produtor cultural, obteve vivências que o formou como artista e articulador, acumulando experiências fora da sua cidade através de batalhas de rimas, e até shows como o Cena 2k19 e Sons das Ruas enquanto DJ. Filho de pai músico ausente, teve oportunidade de conhecer a música de berço, mas foi através do rap e funk que se identificou e utilizou dos gêneros como uma plataforma de conhecimento da vida e da sua ancestralidade.
“Produzir essa música foi um desbloqueio na minha carreira que só consegui quando conheci Vagnão. O drill foi o melhor caminho que encontrei e deu match com os ideais dele. Esse trabalho é além de música, envolve contextos inseridos na letra e videoclipe que só quem é entenderá. Fico feliz de ter assinado o trabalho do começo ao fim, pois coloco em jogo todas as experiências que acumulei com a arte até aqui”.