Vasco e MB usam AI para criar camisas em homenagem aos torcedores

Vasco e MB usam AI para criar camisas em homenagem aos torcedores
Gostou? Compartilhe

O Vasco da Gama e o Mercado Bitcoin (MB) se uniram em uma ação para homenagear o torcedor vascaíno, que investe tudo de si em seu time do coração. Com a ajuda da Inteligência Artificial (IA), duas camisas inéditas foram criadas para celebrar todo esse amor investido. O público pode participar escolhendo sua versão favorita entre 27 de outubro e 3 de novembro, neste link.

Para participar, é preciso preencher o formulário na página oficial da campanha, votar na camisa favorita e ir ao jogo do Vasco x América-MG, que será realizado no dia 12 de novembro, para retirar a camisa vencedora no estande oficial do MB, em São Januário, no estádio do Gigante da Colina. Serão apenas 500 camisas disponíveis para resgate.

“Nossa parceria com o Vasco da Gama já vem se consolidando de forma duradoura e esse projeto para homenagear os torcedores do Gigante da Colina possibilitou executar uma estratégia com foco em diversidade e a representatividade e que usa como recurso de criação das novas camisas, o que mais conecta o MB ao Vasco – a inovação. Além disso, a iniciativa também contribui para levar educação financeira para as categorias de base e colaboradores”, diz Inaiara Florêncio, diretora de Branding, Content e Influência do MB.

Para desenvolver o design das camisas, três programas de Inteligência Artificial foram utilizados para alimentar uma quarta IA com informações de momentos importantes da história do Vasco e inspirações marcantes dos uniformes.

A primeira versão, nomeada “Cruz da Resistência” foi alimentada com as histórias de glórias, lutas e vitórias dos anos de 1923, 1924 e 1927, que marcam o ano do primeiro título carioca da equipe, a Resposta Histórica e a Inauguração de São Januário, respectivamente. O resultado foi o símbolo de amor que todo vascaíno carrega no peito. A outra opção, chamada de “Camisas Negras 2.0”, resultou em uma releitura da camisa usada em 1923 pelo icônico elenco do Vasco, formado por negros e operários, que marcou a história do futebol brasileiro.

A campanha “Muito Amor Investido” foi idealizada pela Gana, agência de publicidade full service e parceira do MB, que desenvolveu toda a campanha e deu vida para o conceito e produção das camisas. “Nós pensamos nas camisas como uma forma de homenagear e recompensar os torcedores que investem tempo, dinheiro, amor e dedicação em seu time do coração, e de investimento, o MB entende, além de ser uma marca nativa digital, que sempre foi pioneira em diversos movimentos tecnológicos dentro do seu segmento. Com isso em mente, tivemos a ideia de trazer a Inteligência Artificial como um ativo para o processo de criação das camisas e reforçar o que está no DNA do MB. Utilizamos programas como o MidJourney, ChatGPT e o Runaway no processo criativo, aliado à pesquisas de momentos significativos para o clube, que são valiosos, também, para os torcedores”, conta Ary Nogueira, Co-fundador e Co-CCO da Gana.

Postado