Na próxima quinta-feira, 14 de novembro, o Club de Regatas Vasco da Gama, em parceria com a Universidade Veiga de Almeida (UVA), promove uma formação voltada para estudantes de História que desejam abordar o racismo no futebol brasileiro em salas de aula. Com duração das 12h às 14h, a capacitação visa preparar esses futuros professores para ministrar atividades e discussões sobre o tema nas escolas públicas e privadas do Rio de Janeiro.
Entre os temas abordados estão a inserção histórica de jogadores negros no futebol, como nos casos do Bangu, Ponte Preta e Vasco; a “Resposta Histórica” de 1924, quando o Vasco se recusou a excluir jogadores negros e pobres do time; e o impacto do racismo na carreira do goleiro Barbosa após o Maracanazo. A iniciativa também discutirá o tratamento da mídia em relação ao racismo, a partir do livro “O Negro no Futebol Brasileiro”, de Mário Filho, e o recente caso Vinicius Junior.
Organizado por Giovanni Codeça, coordenador do curso de História da UVA, e Walmer Peres, historiador do Vasco, o projeto conta com cerca de 12 alunos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), financiado pela Capes. Esta formação, oferecida pela UVA e pela vice-presidência de História e Responsabilidade Social do Vasco, busca contribuir para o entendimento e o combate ao racismo dentro e fora do campo.
Serviço
Formação sobre Futebol e Racismo para Futuros Professores
📅 Data: 14 de novembro de 2024
🕐 Horário: 12h às 14h
📍 Local: Club de Regatas Vasco da Gama
📌 Endereço: Avenida Roberto Dinamite, 10 – Bairro Vasco da Gama, RJ