Vitória da Túnisia sobre a França é histórica e vai muito além do futebol

Vitória da Túnisia sobre a França é histórica e vai muito além do futebol

Gostou? Compartilhe

A Tunísia venceu a França pela primeira vez na história. Mas nem mesmo o 1 a 0 para os africanos foi suficiente para garantir a classificação dos tunisianos para as oitavas de final, mas esta vitória significou muito mais do que algo ligado ao futebol.

A Tunísia foi uma colonia francesa nos séculos XIX e XX, declarando sua independência apenas 1956. Isto é um dos motivos que levaram os torcedores Tunisianos a vaiarem o hino França.

As vaias ao hino neste jogo foram até tímidas, se comparadas com um amistoso de 2008, em Paris. Na ocasião, a grande massa da Tunísia presente no estádio não se acanhou.

Muito além do futebol

Dona de uma história milenar, terra dos povos fenícios e berço da cidade de Cartago, um dos maiores polos de poder da Antiguidade, a Tunísia tornou-se uma colônia da França na segunda metade do século XIX, dentro do contexto de colonização francesa da África. Os tunisianos só conquistariam a independência em 1956, após quatro anos de luta armada.

O Catar é o segundo maior destino dos imigrantes tunisianos, atrás apenas da França. Trinta mil tunisianos vivem no país. Além disso, cerca de 5 a 10 mil pessoas viajaram da Tunísia para assistir ao Mundial. Logo, o estádio esteva repleto de torcedores tunisianos.