Voadora de Cantona em torcedor completa 26 anos .
No dia 25 de janeiro de 1995, o futebol inglês foi palco de um acontecimento que ficou marcado na história da Premier League: a voadora de Cantona. Expulso no empate por 1 a 1 entre Crystal Palace e Manchester United, o atacante Eric Cantona reagiu à provocação de um torcedor e deu uma “voadora” em um jovem chamado Matthew Simmons, torcedor do Palace.
Sobre o chute Cantona disse o seguinte; “Foi um erro, mas a vida é assim, e eu sou assim. Às vezes, para a gente (jogadores), é um sonho poder bater neste tipo de torcedor. Fiz para que se sentissem felizes”.
Caminhava aos vestiários, quando corrigiu o seu trajeto ao ouvir ofensas de Matthew Simmons.
“Volte para a França com a vagabunda da sua mãe, idiota”.
Cantona virou-se e o golpeou com um chute no alto. A voadora de Cantona não foi o suficiente. Mal caiu no chão e já levantou para emendar um soco.
A direção da Premier League, impôs uma pesada punição de 8 meses fora dos gramados a Eric Cantona. Que também foi processado por agressão e condenado a 2 semanas de prisão, que foram convertidas em trabalhos comunitários. Por outro lado, a voadora de Cantona no torcedor do Palace entrou no imaginário coletivo como ícone da personalidade rebelde do jogador.
Sou Bruno “CRIAA” Inácio, desde 2002 falando sobre Rap na Internet, editor-chefe da Rapgol Magazine, onde conecto os universos do rap e do futebol com conteúdo autêntico e relevante. Com foco na curadoria de histórias que refletem a essência da cultura urbana, também assino artigos e entrevistas que destacam a voz dos artistas e a vivência das ruas.