Wilfried Nancy Faz História como Primeiro Técnico Negro a Vencer a MLS Cup

Wilfried Nancy Faz História como Primeiro Técnico Negro a Vencer a MLS Cup
Gostou? Compartilhe

Num momento histórico para a Major League Soccer (MLS), Wilfried Nancy, em apenas seu terceiro ano como técnico na MLS, tornou-se o primeiro treinador negro a vencer a MLS Cup apresentada pela Audi. A conquista aconteceu no sábado à noite, quando seu Columbus Crew garantiu uma vitória por 2 a 1 sobre os campeões defensores, o LAFC.

 

Falando em sua coletiva de imprensa pós-jogo no Lower.com Field, o francês expressou uma mistura de orgulho e frustração. “Estou muito orgulhoso disso porque há muito trabalho por trás disso”, disse Nancy. “Houve muita coragem envolvida nisso. Mas, ao mesmo tempo, não estou feliz porque não é normal. Simples assim.”

Nancy, que se destacou como técnico do CF Montréal de 2021 a 2022, enfatizou que, embora esteja orgulhoso de representar o primeiro treinador negro a vencer a MLS Cup, não está satisfeito com a raridade dessa conquista. “Estou orgulhoso de representar, sim, o único negro [a vencer a Copa], mas não estou feliz com isso. Isso é algo que precisa mudar. E eu sei que a MLS está tentando fazer isso. Isso não é apenas na MLS, é em todos os lugares.”

O Columbus Crew compensou o CF Montréal em dezembro passado para adquirir os serviços de Nancy, e sob sua liderança, a equipe rapidamente abraçou seu estilo de jogo ousado e ofensivo, conquistando assim sua terceira MLS Cup.

Descrevendo sua filosofia de treinamento como metódica e filosófica, a liderança de Nancy guiou o Crew para um final triunfante na temporada de 2023. Gols no primeiro tempo de Cucho Hernández e Yaw Yeboah proporcionaram uma vantagem substancial, garantindo que o gol tardio de Dénis Bouanga para o LAFC permanecesse como um gol de consolação.

“Começamos, e eu disse aos caras, o impossível é uma opinião”, afirmou Nancy. “Apenas aproveite e vamos crescer. Foi o que aconteceu, e é inacreditável.” A conquista histórica de Wilfried Nancy não apenas marca um marco pessoal, mas também representa um passo significativo em direção à maior diversidade e representação no mundo do futebol profissional.

Postado