Yōichi Takahashi criador do Super Campeões revela em quem ele se inspirou para criar Oliver Tsubasa.

Yōichi Takahashi criador do  Super Campeões revela em quem ele se inspirou para criar Oliver Tsubasa.
Gostou? Compartilhe

Yōichi Takahashi, criador da lendária série animada, reconhece que a Copa do Mundo Juvenil de 1979 inspirou o personagem do Oliver Tsubasa. Foi a origem de um amor platônico entre Diego e o futebol japonês. O portal Líbero trouxe esta linda matéria.

“O peixe que foge do anzol parece sempre maior ” Este antigo provérbio japonês refere-se aos que vão além do estabelecido, àquelas pessoas cujas ações não deixam ninguém indiferente. São elas que se destacam. Com a bola aos pés, Diego Armando Maradona sempre foi o maior peixe. A arte permite ao artista deixar uma marca em gente desconhecida, em quem nunca o verá ou conhecerá. Permite-lhe fazer parte do caminho de outras vidas. A sua paleta de recursos para surpreender os fãs era interminável , o espanto das arquibancadas foi um companheiro fiel na carreira futebolística de Diego. Maradona marcou um número impensável de indivíduos, levantou o ânimo de vários povos com sua forma de conduzir a bola, levou milhões de indivíduos ao êxtase e, claro , inspirou colegas: inspirou outros artistas como ele. “Há muito Maradona no meu trabalho”, resume Yōichi Takahashi, criador da série de quadrinhos Capitão Tsubasa .

Takahashi, que na época estava desenhando os primeiros esboços do que seria seu trabalho mais conhecido, se inspirou em um pequeno adolescente de cabelo bagunçado, camisa albiceleste e 10 nas costas. “O trabalho de Maradona teve um grande impacto no Capitão Tsubasa. Até eu criar Juan Díaz (um gênio do futebol argentino), Oliver Atom era o próprio Maradona. Embora Oliver sempre tenha sido mais sério que Maradona (risos) ”. O mangaká se expressa com profunda ternura em seu falecimento. Perder um numen não é um prato fácil de digerir. “Maradona foi muito especial para mim. Temos a mesma idade, então sua morte me chocou. Acho que haverá muitos superstars no futebol, mas não acho que haverá nenhum capaz de me inspirar como ele fez ”.

A relação de Diego Armando Maradona com o Japão tem múltiplos vértices e, claro, inúmeros altos e baixos. No país asiático foi campeão mundial pela primeira vez com a Argentina e durante os anos 80 e no auge do futebol visitou o país três vezes: uma turnê com o Boca Juniors em 1982, outra etapa em 1987 como parte de uma equipe. de estrelas sul-americanas que derrotaram um time da liga local e em 1988 jogou um troféu amigável contra o Japão com o Nápoles. Durante esse tempo, Maradona roubou o coração de um país inteiro. “O Maradona deu o primeiro salto internacional aqui, foi uma revelação para todo o futebol local, para todos os torcedores. Não tínhamos uma liga profissional, mas gostávamos do melhor ”, diz Yoshihiro Iwamoto, um dos principais jornalistas de futebol do país. “Nasci em 1972, então Maradona foi a primeira estrela que conheci. Muitos japoneses, inclusive da minha geração, foram apaixonados por seu jogo, ele também foi o ídolo de infância de muitos jogadores de futebol em nosso país.

Postado