20 anos do CD “Zoeira – Hip-Hop Carioca” , a coletânea que ajudou a alavancar o rap no Rio de Janeiro; conversamos com a Elza Cohen uma das idealizadoras do projeto.

No final dos anos 90, início dos anos 00 o Rap fervia pelas ruas da Lapa – RJ, tradicional bairro do Rio de Janeiro, berço do Rap Carioca e onde surgiu uma das mais importantes festas do Rap. A Zoeira HipHop. Cantada por Marechal, D2 e Aori no som “Melô da Zoeira”

ywAAAAAAQABAAACAUwAOw==
20 anos do CD "Zoeira - Hip-Hop Carioca" , a coletânea que ajudou a alavancar o rap no Rio de Janeiro; conversamos com a Elza Cohen uma das idealizadoras do projeto. - Rapgol Magazine

Marco importante no Rap do Rio de Janeiro e lançado com a edição 80 da Revista Trip , o CD “ZOEIRA – HIP HOP CARIOCA “, completará 20 anos neste mês de Julho. Produzido Elza Cohen em parceria com Ana Paula Wehba e Adriana Verani , o disco contou com as participações de rappers que estavam despontando e outros que já estavam na caminhada e hoje são considerados lendas dentro Rap Brasileiro.

Os rappers Marcelo D2, Marechal, Aori, Dexter, Black Alien, Speed (descanse em paz) , De-Leve, Mahal, Shawlin, Ronier 73 (descanse em paz), B.Negão, os grupos Esquadrão Zona Norte, Anfetaminas, 3 Pretos, O Bando, A resistência, os DJs Negralha, Juan, Castro, Babão, SCSI, Damien Seth e outros estiveram no projeto.

ywAAAAAAQABAAACAUwAOw==
20 anos do CD "Zoeira - Hip-Hop Carioca" , a coletânea que ajudou a alavancar o rap no Rio de Janeiro; conversamos com a Elza Cohen uma das idealizadoras do projeto. - Rapgol Magazine

Elza Cohem idealista do projeto, conversou conosco e neste bate papo descontraído ela falou sobre o como surgiu o projeto, as participações, curiosidades e muito mais.

A IDEIA INICIAL

” A ideia da coletânea surgiu , porque eu percebi que a cena do HipHop no Rio de Janeiro estava bastante criativa, grande mas não tinha um reconhecimento e uma visibilidade nacional.
Existiam vários focos em vários bairros envolvendo o Rap, grafite, B.Boys, mas o reconhecimento não acontecia, pois não havia um local para se concentrar.
foi por isto que criei o Zoeira Hip-Hop em um local mais central de fácil acesso na Lapa.”

A IMPORTÂNCIA DA COLETÂNEA ZOEIRA HIP-HOP

” Esta coletânea foi muito importante. No início as pessoas não levavam muito a sério, porque não tinham ouvido sobre uma cena forte no Rio de Janeiro, lógico que existia! Mas depois da coletânea a visibilidade foi muito maior. Muitas portas portas foram abertas. A MTV fez um especial sobre o Zoeira, foi um sucesso! Depois saímos em uma matéria de 4 páginas na The Source e após esta matéria muitos gringos vieram nos procurar, incluindo o Shabazz que gravou com o Marcelo D2, O Doze Green que fez a Lado B, Lado A do Rappa também nos procurou, uma revista do Japão também fez um especial e depois uma revista da Espanha.
Ela nos abriu a posta para o Rock In Rio e depois estivemos no Free Jazz Festival. Então foi crescendo , ganhando vida o Rap Carioca e se conectando com o Rap de São Paulo, pois a minha intenção sempre foi de fazer esta conexão”.

PARCERIA COM A REVISTA TRIP.

” Minha ideia inicial era ter um selo, mas naquela época (2000), as coisas eram muito difíceis, principalmente para gravar. Era tudo muito caro.
Pagar horas de estúdio sem patrocínio. Observando isto, tive a ideia de propor a Revista TRIP que já viiha fazendo este trabalho de CDS e coletâneas só que ainda não havia tido nada relacionado ao Hip-Hop. Eu fiz a proposta e no início eles ficaram um pouco desconfiados, porque nunca tinham ouvido falar sobre Rap no Rio de Janeiro e tal… Então tive a ideia de incluir o D2, já que ele era um nome mais conhecido e para fortalecer a ideia do CD junto a revista.”

UM PROJETO QUE ALAVANCOU O RAP NO RJ.

” … Para mim fazer parte deste projeto é uma honra muito grande e fazer parte de cena tão rica com uma pessoa que ajudou a dar uma visibilidade e percebeu aquele rap inovador e que era tão desconstruido, com uma identidade e uma linguagem própria.
Muitas pessoas vem até mim falar sobre e este reconhecimento serve como entusiasmo e força para continuar. Tudo isto me deixa bastante realizada profissionalmente.
Mostra que vale apena acreditar e fazer o que você gosta.”

INFLUÊNCIA DA CENA CARIOCA NO RAP DO BRASIL.

“… A cena do Rap no Rio, muito criativa e inovadora influenciou o Rap Nacional. Artistas como o Marechal, Mahal, 3 Pretos, Aori, D2 e outros influenciaram o que veio acontecer nos anos seguintes. Eu considero muito o Rap feito pelo Brasil e naquela época tínhamos os Racionais Mcs Xis, Max B.O, Academia Brasileira da Rima e outros, mas o Rap carioca deu uma descontruída e criou uma linguagem de rap brasileiro.”

O HINO DA ZOEIRA.

Uma das músicas que mais fizeram sucesso nesta coleção foi o som ” Melô da Zoeira” e a Elza lembrou de como surgiu o som.


” Estávamos todo mundo reunidos lá na minha casa, Marechal, D2, Aori ai comecei a falar sobre a coletânea, que ela havia sido aprovada, mas que eu gostaria ter um
hino da Zoeira. Uma música própria. Você sabe que pra reunir esta galera era difícil, então o Marcelo (D2) disse: Vamos fazer agora! O DJ Negralha que havia ingressado recentemente no Rappa, começou a “arranhar” uns discos com a base , chamou o DJ Babão (Inumanos) e disseram – arruma um estúdio que vamos agora gravar. Arrumei um estúdio , liguei para o Dodo Azevedo (roteirista, cineasta) e ele falou que estava livre o estúdio, nos cedeu o estúdio de graça e foi assim
que gravamos neste estilo Freestyle com sempre foi a Zoeira.”

foto perfil criaa

Criaa da Zona Oeste do RJ.
Comunicador, fotógrafo, colecionador de camisas de times e camisa 8 no time da pelada.
Trabalhando com notícias e informações desde 2002.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Naldo lança videoclipe da música “Breezy” citando Chris Brown Postagem anterior Naldo lança videoclipe da música “Breezy” citando Chris Brown
Próxima postagem Rebeld do SNJ é acusado de tentar se envolver com uma jovem menor de idade.
error

Gostou do site? Compartilha com geral!