Share

Quando a Roupa Vira Torcida: Guilherme Sosnowski e a Estética das Subculturas do Futebol

por Roger Morais · 8 de novembro de 2025

Usar uma vestimenta vai muito além de apenas colocar uma roupa bonita no corpo. É um ato de representação cultural, seja ela individual ou coletiva. 

Assim se dá também dentro do universo do futebol. Pelos quatro cantos do planeta, podemos observar que cada cultura, cada tipo de torcida também possui um jeito próprio de se vestir nas arquibancadas.

Nesse sentido, a RAPGOL traz dessa vez aos nossos leitores uma entrevista de capa exclusiva com Guilherme Sosnowski. Apesar da tenra idade (25 anos), sua bagagem cultural é de gente grande. Recém-formado em moda, Guilherme atualmente faz parte do time que desenha e confecciona roupas para as Lojas Renner.

E recentemente, criou sua mais nova coleção ligada à cultura do futebol. Intitulado SOS Subculture, o trabalho abraça a moda casual e o mundo do futebol sulamericano, estampando nos tecidos o amor e a tradição que cada torcedor carrega no peito. Inclusive fora objeto de seu trabalho de conclusão na graduação.

“Essa subcultura seria na verdade as várias subculturas em torno do futebol, principalmente as de arquibancada, a qual acredito que são os indivíduos que mais vivem de fato a cultura de futebol, na sua essência”, explica Sosnowski.

Sendo assim, a RAPGOL os convida para conhecer mais sobre a vida, o trabalho, o gosto musical e, claro, a paixão pelo Grêmio Foot-Ball Portoalegrense. Confira.

Você também pode gostar