Logo_novo_rapgol_site
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

A Arte Nostálgica de Jeoan Joao: Futebol Pintado na Tela

Título com Cor Branca

Contribua com o jornalismo independente

Botão com Dimensões

O Futebol é uma verdadeira arte global, amado e apreciado praticamente em todos os cantos do mundo. O futebol europeu é, sem dúvida, o ápice do esporte, e sua influência se estende muito além das fronteiras geográficas do continente, como evidenciado por Jeoan Joao, um artista chileno que encontrou inspiração em suas memórias nostálgicas para dar vida ao futebol por meio de sua arte.

joan 13 min

 

Explorando a Arte de Joao

Dentro de seu estilo único, não encontramos Mbappé, Haaland, Salah ou Benzema – aliás, é difícil encontrar Messi. Isso porque Joao mergulha na era dourada do início dos anos 2000, uma época definidora em sua adolescência e que deixou uma marca indelével. Figuras como Zidane, Edgar Davids e Ronaldinho desempenham papéis centrais em suas criações. E, é claro, há El Fenomeno, Ronaldo. Este homem personifica praticamente toda uma geração de futebol, e, como resultado, ele se destaca nas obras de Joao, seu jogo gravado na mente impressionável do artista.

Um Olhar sobre a Vida de Joao

Background como Fã de Futebol e Artista

Comecei a pintar por volta dos 15 ou 16 anos, mas meu interesse pela pintura começou a se desenvolver com mais direção alguns anos depois. Em 2019, eu já estava pintando todos os dias. O futebol sempre esteve comigo desde muito novo. Lembro-me, desde os três ou quatro anos, de jogar com meu pai. Quando olho para trás em minha vida, não consigo pensar nela sem também pensar em futebol.

A Combinação de Paixões: Futebol e Arte

joan 21 min

 

Acho que começou bastante cedo. Quando estava estudando arte e pensando em projetos, o futebol sempre estava em minha mente. Todas as minhas memórias estão tão intrinsecamente ligadas ao jogo que é uma fonte instantânea de inspiração. Conforme meus estudos avançavam e eu ia para a universidade, eu queria combinar minhas paixões ainda mais.

Estilo Artístico e Processo Criativo

Meu foco é exclusivamente na pintura – não faço outras formas de arte. Como mencionei anteriormente, meu trabalho é geralmente inspirado em minhas próprias memórias pessoais, geralmente da minha infância; coisas que moldam quem eu sou como pessoa e que influenciaram meu caráter ao longo dos anos. Tento me refletir o máximo possível em minha arte.

Primeiras Lembranças de Futebol

Minhas primeiras lembranças de futebol vêm do campo que literalmente ficava ao virar da esquina de onde eu cresci. Foi lá que comecei a jogar com meu pai a princípio e, mais tarde, com amigos. Lembro-me de assistir muito Cristiano Ronaldo em sua primeira temporada no Manchester United quando estava crescendo. Uma das minhas memórias favoritas foi na final da Liga dos Campeões contra o Barcelona – Messi contra Cristiano Ronaldo pela primeira vez.

Nostalgia dos Anos 2000 em Suas Obras

Inspirado pela Melhor Época

joan 24 min

 

 

Quando era mais jovem, crescer na periferia significava ser o melhor – ter as melhores coisas, ser o melhor jogador – e, para mim, os melhores jogadores, os melhores com a bola nos pés, eram esses jogadores dessa geração – jogadores como Ronaldo Nazário, Ronaldinho, Adriano etc. Eram esses jogadores que eu jogava no PlayStation – verdadeiras lendas do jogo. Eu jogaria como Ronaldo o dia todo – ele era facilmente meu jogador favorito – e assim, meu trabalho é uma reminiscência desses tempos de infância. Você pode ver pelo meu trabalho que Ronaldo Nazário é um dos meus jogadores favoritos de todos os tempos. Eu até tenho uma tatuagem dele no meu peito – acho que isso diz tudo!

Foco em Chuteiras e Camisas de Futebol

A Origem da Interesse

Novamente, remonta à minha infância. Quando eu era pequeno, todas as crianças queriam se vestir como os jogadores de futebol, como as estrelas que viam na TV, e crescer para ser um jogador de futebol. Então, todo mundo queria ter as camisas dos times e todas essas coisas. Então, quando olho para trás, lembro-me de todos esses modelos clássicos de chuteiras e kits. É pura nostalgia.

Favoritos Pessoais

Diria que tenho dois favoritos de cada. A camisa da Copa do Mundo de 2002 do Brasil, com certeza. E então a primeira camisa que Beckham usou pelo Manchester United. Depois, para as chuteiras, seriam as primeiras Mercurial que Ronaldo usou em 1998. As outras seriam as Tiempo do Ronaldinho. E também as Total 90… Eu amo todas elas.

Joga Bonito: Uma Exposição de Sonhos

 

Para mim, foi um sonho realizar uma exposição inteira sobre futebol – foi especial. Foi minha primeira exposição adequada, e eu estava muito feliz e orgulhoso disso. Consegui torná-la o que eu queria, e isso resultou em novos contatos e em uma maior reconhecimento do meu trabalho.

Planos para o Futuro

Sim, com certeza. Estou trabalhando em algumas coisas e espero ir para Londres no próximo ano. Acredito que funcionará bem como uma sequência da última exposição. Acho que também haverá uma visão mais madura do que estou fazendo à medida que minha habilidade progride. Então, sim, há mais coisas que já estou trabalhando, e espero que haja também algumas colaborações no horizonte.

O Sonho de Ser Reconhecido por Ronaldo

 

Ah, sim, seria incrível. Não apenas amo o jogador que ele foi; também acho que ele tem uma grande personalidade. Eu também tenho um espaço entre meus dentes da frente, e vejo outras semelhanças entre nós, então apenas imaginar que ele admirou minha arte, seria um sonho. A ideia de encontrá-lo pessoalmente também… isso é um sonho muito maior para mim do que apenas melhorar minha arte!

Projetos Atuais e Futuros

Sim, recentemente assisti ao documentário sobre Beckham na Netflix, e isso me inspirou muito a fazer uma pintura massiva do Beckham. Já terminei meus esboços e planejamentos, então agora estou trabalhando para dar vida a isso. Minha cabeça está cheia de ideias sobre Beckham após esse documentário.

Inspiração nos Jogadores Atuais

Para ser totalmente honesto, não estou tão envolvido no futebol moderno. O jogo mudou muito. Quando você olha para trás em sua infância, há sempre uma nostalgia que permeia tudo. Gosto de Toni Kroos e Luka Modric, mas são jogadores mais velhos, e isso diz muito. Vinicius Jr é bom, mas além disso, não vejo muita coisa que me inspire atualmente. Definitivamente, gosto dos jogadores mais extravagantes, aqueles que fazem coisas mais interessantes para ganhar um jogo. Acho que não temos esses jogadores tanto no futebol moderno.

Times Europeus Favoritos

Adorava o lado do AC Milan de 2004/05, a equipe que perdeu na final para o Liverpool. Essa equipe estava repleta de estrelas e era definitivamente uma das minhas favoritas de todos os tempos. Cafu, Dida, Maldini, Gattuso, Kaka – eu os amava todos. Tinham muita personalidade. Eram agressivos, mas com um ótimo equilíbrio de coragem.

Top 3 Jogadores de Todos os Tempos

É difícil porque houve muitos grandes jogadores ao longo dos anos. Para mim, no entanto, deve ser Ronaldo Nazário em primeiro lugar. Então Zidane e, finalmente, Ronaldinho. É quase impossível não mencionar Messi, mas são esses que têm um lugar especial no meu coração.

[via]

foto perfil criaa

Criaa da Zona Oeste do RJ.
Comunicador, fotógrafo, colecionador de camisas de times e camisa 8 no time da pelada.
Trabalhando com notícias e informações desde 2002.

Caso voce tenha perdido

Rapgol Magazine - 2024, todos os direitos reservados por R4PRESS AN