A Obsessão do Borussia Dortmund pelo One Piece

A Obsessão do Borussia Dortmund pelo One Piece

O Que Shinji Kagawa, Julian Brandt e Karim Adeyemi Têm a Ver com Monkey D. Luffy

Algumas coisas simplesmente não podem ser explicadas. Uma delas é a obsessão do Borussia Dortmund com One Piece, o mangá mais famoso do mundo criado por Eiichirō Oda, que este ano celebrou seu 24º aniversário e tem fãs em todo o mundo, incluindo na comunidade do futebol. Shinji Kagawa, Julian Brandt, Karim Adeyemi: muitos jogadores do BVB celebraram seus gols ao longo dos anos imitando os movimentos dos personagens de One Piece. Adeyemi é o mais apaixonado de todos: há alguns anos, o talento nascido em 2002 demonstrou seu amor por One Piece ao comemorar com o movimento do personagem Trafalgar D. Law, encontrando um companheiro fiel com quem compartilhar esse momento especial, Julian Brandt. Em resumo, o clube amarelo e preto parece se divertir muito associando One Piece às suas cores, como demonstrado em sua apresentação no Japão para a pré-temporada com um ônibus completamente personalizado no estilo de One Piece, além de visitar os Universal Studios em Tóquio, onde Adeyemi e Brandt gravaram vídeos com Iñaki Godoy – o ator que interpreta Monkey D. Luffy na adaptação live-action da obra-prima de Oda.

ywAAAAAAQABAAACAUwAOw==
A Obsessão do Borussia Dortmund pelo One Piece - Rapgol Magazine

Atualmente, as turnês de verão na Ásia tornaram-se uma prática comum para muitas equipes de futebol, para expandir sua marca no exterior e por outras razões econômicas – para o Borussia Dortmund e para a felicidade de seu gerente de mídia social, uma oportunidade única de aumentar o engajamento e as visualizações no Instagram. E assim foi criado um novo crossover, um que não esperávamos: mangá e futebol. Mas essa estranha ligação entre o Borussia Dortmund e One Piece começou há algum tempo, quando uma das estrelas do Dortmund era o japonês Shinji Kagawa, o primeiro jogador a introduzir a cultura japonesa em Westfália. Kagawa jogou muitos jogos em 2016 usando chuteiras e caneleiras da adidas com Monkey D. Luffy (uma ação que Adeyemi rapidamente replicou); no museu do Dortmund, há até uma camisa assinada por Eiichirō Oda.

Embora a presença de Kagawa tenha sido fundamental para conectar o futebol e One Piece, há muitos outros exemplos de jogadores de futebol, clubes e atletas em geral que mostraram sua paixão pelo mangá (e anime) durante suas carreiras. O exemplo mais marcante remonta a fevereiro de 2023, durante as oitavas de final da Liga dos Campeões entre Paris Saint-Germain e Bayern de Munique, quando os torcedores do PSG criaram uma coreografia temática de One Piece. O protagonista do mangá escrito por Eiichiro Oda apareceu na curva do Parc des Princes vestido com as cores do PSG. Com um soco, Monkey D. Luffy se estendeu por todas as arquibancadas para destruir o emblema do Bayern de Munique. Do outro lado do estádio, a coreografia mostrou o Going Merry, o navio de Luffy.

Há também exemplos mais espontâneos, como o tweet de Gerard Piqué: “One Piece é uma obra de arte.” A obra-prima de Oda também chegou à Itália no mundo do futebol graças aos jogadores Davide Faraoni – que em 2020 falou sobre sua obsessão durante uma transmissão ao vivo no Twitch – e Luca Tremolada. Considerando que o levantador de peso americano Payton Otterdahl também comemorou com um movimento de One Piece nas Olimpíadas de Tóquio 2020, podemos esperar qualquer coisa nas Olimpíadas de Paris deste ano.

foto perfil criaa

Criaa da Zona Oeste do RJ.
Comunicador, fotógrafo, colecionador de camisas de times e camisa 8 no time da pelada.
Trabalhando com notícias e informações desde 2002.