Maria Luiza mais conhecida como Violinista Chavosa é uma artista pioneira no Brasil em dedicar integralmente sua obra ao verdadeiro violino periférico. Iniciou sua carreira em 2020 ainda por fortes influências do funk consciente onde teve suas primeiras participações como instrumentista e mais tarde também como mc. Foi em 2023 que por uma mudança de estilo de vida emergiu na cultura hiphop e encontrou nas ruas seu verdadeiro espaço que a inspirou a lançar sua primeira mixtape Spalla que traz o violino dialogando com suas rimas, poesias em tracks de boombap, trap, drill e faixas instrumentais.
A artista nos conta que: “Neste projeto eu trago o violino de uma maneira hiphop, desconstruindo a imagem elitizada que a música erudita construiu para o instrumento ao longo de todos esses anos“.
São 7 faixas, todos feats femininos: AMAIZ, Brisada, Miika Zuri e Flávia Oms. E também há um momento de experiência apenas instrumental onde o violino é o real protagonista da parada toda.
A artista conclui seu raciocínio com: “Tenho certeza que também desperta uma vontade absurda de rimar nos freestyleiros que ouvem”.
Ouça Spalla logo abaixo. Foto de capa da matéria ph.danielandrade.
Jornalista, fotógrafo, amante do rap nacional e fã nato do Baianinho de Mauá.