PELA WEBRAP

Epic Games compra Bandcamp; seria este o fim do espaço de música independente?

Gostou? Compartilhe

Há quase duas décadas o Bandcamp é um dos espaços mais importantes na internet para a música alternativa. Feito para bandas que não dependerem das grandes gravadoras, a plataforma foi comprada pela Epic Game e para muitos teremos algumas mudanças em breve.

O valor da negociação não foi divulgado, mas segundo especialistas, o negócio faz parte da estratégia da Epic de desenvolver produtos voltado para nichos digitais. O Bandcamp construiu sua reputação como uma plataforma onde artistas independentes podem vender bens digitais, como downloads, e bens físicos, como camisetas e discos de vinil. O serviço também permite ganhos mais robustos a artistas e apoio direto de fãs para bandas. Algo bem diferente das plataformas habituais de streaming.

O que muda após a venda para a Epic Games?

Segundo reportagem do Estadão, a Epic, o Bandcamp continuará a operar de forma independente e seu fundador, Ethan Diamond, continuará a frente do negócio. O estúdio de games afirmou que ajudará o Bandcamp a expandir internacionalmente e a acrescentar recursos – esses são dois obstáculos com os quais o serviço teve de lutar recentemente. A maioria dos recursos de bens físicos esteve disponível em poucos países, como EUA e Japão. Além disso, os bens eram cobrados em dólar, o que dificultava o avanço do modelo em países como o Brasil.

Vários foram os questionamentos sobre a transação e o impacto que isto pode causar. O Jornalista Adailton Moura ( @RAPresentando, @SoundsColours, @per_raps, @aur______, TAB UOL, @rapzilla.) compartilhou em uma de suas redes sociais a mensagem original escrita pelo Musicsmeth. A dúvida é pertinente e só tempo nos dirá como as coisas ficarão.

No blog do Bandcamp, Ethan disse que as ferramentas e serviços oferecidos pela empresa devem permanecer. Entre eles estão o Bandcamp Fridays, evento mensal no qual a empresa abre mão da sua fatia nas vendas de artistas, e o Daily, revista digital que mapeia o melhor da música independente no mundo. Algumas novidades devem aparecer no serviço de streaming, incluindo: vídeos, meios de pagamentos e aplicativos.

Outra coisa que foi abordada e que a compra pode aproximar o Bandcamp de rivais como a Twitch, da Amazon, que cresceu sob o modelo de apoio direto entre fãs e influenciadores digitais.

foto perfil criaa

Criaa da Zona Oeste do RJ.
Comunicador, fotógrafo, colecionador de camisas de times e camisa 8 no time da pelada.
Trabalhando com notícias e informações desde 2002.