“Se a Família Addams fosse à academia, isso é o que eles usariam”, Rihanna descreveu famosamente sua estreia na coleção Fenty x PUMA na passarela – uma coleção repleta de vestidos com capuz vampy, bombers bad-gal e tênis-salto híbridos – em 2016. Na época, a superestrela barbadiana estava desfrutando do sucesso de seu álbum Anti, certificado como platina seis vezes; ensaiando para a iminente turnê mundial do álbum e idealizando a expansão da colaboração com a PUMA, especialmente o aclamado Creeper, que estreou em setembro do ano anterior. Naquela época, Rihanna afirmou que seu processo criativo, seja na música ou no design de moda, era inspirado pela “atitude”. Agora, três lançamentos de marcas, duas gravidezes e um Super Bowl Halftime Show depois, o quadro de humor de RiRi parece bem diferente: mais notavelmente, ela se despediu da Família Addams e deu as boas-vindas à sua própria.
“Minha visão abrangente é trazer a família para tudo”, disse Rih à Hypebeast a caminho da celebração de lançamento do Creeper recém-revivido em Los Angeles na semana passada, usando um par “Lavender Alert/Burnt Red” do tênis atualizado. O sapato é o segundo produto a sair da nova era Fenty x PUMA, que fez sua estreia oficial em setembro com o lançamento do Avanti, um tênis inspirado no futebol que combina elementos de design do modelo King da PUMA e do Easy Rider. No lançamento, Rihanna comparou o retorno da parceria a uma “reunião de família”; e hoje, ela está determinada a manter a atmosfera familiar no centro de suas criações.
Passaram-se cinco anos desde a conclusão da primeira colaboração entre Rihanna e a PUMA, a Fenty x PUMA, que gerou quatro coleções completas de prêt-à-porter nas temporadas de outono de 2016 a primavera de 2018, além de vários lançamentos bem-sucedidos de calçados – além do icônico Creeper, a parceria também criou os tênis de slip-on aprovados pelos fãs, os tênis com laço e as sandálias de pelúcia falsa. O lançamento do Creeper fez o site da PUMA travar pela primeira vez, e o tênis acabou se esgotando em todas as novas cores, ajudando a impulsionar as vendas da PUMA para quase US$ 1 bilhão no primeiro ano da parceria.
Em 2018, a colaboração desapareceu silenciosamente após um evento final chamado “Drippin” no Coachella. Nos anos seguintes, os fãs ansiavam por mais Fenty x PUMA, mantendo a esperança de que os rumores não confirmados de um retorno pudessem um dia se tornar realidade. Em março deste ano, Rihanna foi às redes sociais com apenas duas palavras – “Ela está de volta” – sinalizando o retorno da frutífera parceria, graças à “demanda dos fãs”.
“Eu posso projetar e projetar e projetar, mas poder projetar para crianças e ver meus filhos usando meus designs… isso é realmente emocionante.” – Rihanna
“Na primeira vez, Rihanna estava mais focada na ideia de uma grande coleção”, disse Heiko Desens, diretor criativo global da PUMA, à Hypebeast. “Agora, ela está mais focada do que nunca.” Em vez dos espetáculos massivos na passarela que definiram o primeiro capítulo da Fenty x PUMA, a segunda parte é mais direta, com lançamentos concisos que fazem referências claras aos arquivos – e também vêm em uma ampla gama de tamanhos infantis. “Eu posso projetar e projetar e projetar, mas poder projetar para crianças e ver meus filhos usando meus designs… isso é realmente emocionante”, disse Rihanna, mãe de RZA e Riot Rose com A$AP Rocky.
A narrativa é fundamental para o processo criativo de Rihanna, e com a PUMA, ela busca unir as histórias arquivadas da marca com as de sua própria trajetória pessoal. “A Puma tem uma história tão rica, e acho que é aí que está o cerne [do ethos do design]”, disse Rihanna. O Avanti, por exemplo, remonta a 2001, quando a silhueta original foi lançada como uma evolução do disruptivo tênis atlético Jil Sander King da marca. Hoje, a versão com a marca Fenty se inspira nos ícones que tornaram os calçados de futebol da PUMA notáveis na década de 1980, incluindo Eusébio, Pelé e Maradona. Aqui, a flerte de Rihanna com a cultura esportiva foi natural: “O futebol sempre teve uma influência enorme no Caribe, desde nossa cultura até nossos heróis e nossa moda”, observou ela. “Pelé, ele é o rei. Ele foi definitivamente uma grande influência para mim em trazer isso de volta.”
Mas se a Fenty x PUMA fosse realmente uma família, o Creeper seria sem dúvida o filho favorito. Enquanto a versão inaugural do sapato apresentava o cabedal do PUMA Suede combinado com uma sola “double creeper” que fazia referência ao movimento punk do Reino Unido nos anos 70, a iteração de 2023, chamada Creeper Phatty, é toda sobre ser “maior, melhor e mais ousada”, segundo Rih. A silhueta original, que levou para casa o prêmio de “Shoe of the Year” em 2016, era muito amada pelos fãs – tanto que realmente não havia escolha a não ser ir grande ou ir para casa com o seu retorno.
“Nós o deixamos um pouco gordinho”, explicou Rihanna. “Todo mundo está ficando mais encorpado. Essa é a tendência agora. Então a PUMA também pode ficar mais encorpada.” O sapato é extra em todas as formas da palavra, apresentando uma construção oversized, uma sola empilhada de borracha e combinações de cores evocativas. “Aqui, queríamos torná-lo mais agressivo, jovem, chamativo”, disse Desens. “Há muita ‘cartoonificação’ influenciando o sportswear, e o Creeper, com sua entressola exagerada, era apenas um modelo perfeito para ser mais brincalhão com acolchoados, cores e cadarços.”
“Quando você vê algo que é inautêntico para alguém, é evidente e estridente. É forçado. Eu odeio isso. Isso me afasta.” – Rihanna
Quando questionada sobre o potencial de mais prêt-à-porter Fenty x PUMA, Rihanna confirmou entusiasticamente: “Você já sabe que esse é o plano. Teremos que continuar esperando e vendo.” No estilo clássico da Bad Gal, a empolgação está no mistério. (Será que estamos finalmente recebendo o R9?) Felizmente, no entanto, Desens acrescentou um pouco mais de contexto sobre o que esperar das roupas da nova era Fenty x PUMA: “Vamos seguir uma estratégia semelhante à dos nossos calçados. Será uma abordagem mais focada em itens, e você pode ter certeza de que também terá uma forte influência da cultura esportiva.”
Como exatamente essa influência se manifestará é motivo de debate, mas com Rihanna na cadeira de diretora criativa, o produto será genuíno. “Quando você vê algo que é inautêntico para alguém, é evidente e estridente”, disse ela. “É forçado. Eu odeio isso. Isso me afasta.” No registro, Rihanna, ultimamente, está “animada” pelo pai “ótimo, paciente, amoroso” que A$AP Rocky é para seus filhos. Então, se há algo certo, é que seus futuros lançamentos de roupas também estarão disponíveis em tamanhos infantis – afinal, Fenty x PUMA agora é tudo sobre a família.