Logo_novo_rapgol_site
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.
FESTIVAL UBUNTU ABRE EDITAL PARA CURADORIA DE ARTISTAS
FESTIVAL UBUNTU ABRE EDITAL PARA CURADORIA DE ARTISTAS

FESTIVAL UBUNTU ABRE EDITAL PARA CURADORIA DE ARTISTAS

Título com Cor Branca

Contribua com o jornalismo independente

Botão com Dimensões

Abrangendo o tema “O Encontro da África com o Brasil”, a 4ª edição do Festival Ubuntu abre chamada para artistas periféricos do Estado de São Paulo. O evento acontece entre os dias 28 e 30 de novembro, no Centro de Culturas Negras do Jabaquara, em São Paulo, e recebe propostas artísticas de sete eixos da economia criativa. O link do formulário para inscrição no edital está disponível no site e as inscrições seguem até o dia 27 de outubro. Ao todo, serão escolhidos 14 projetos, sendo 2 projetos para cada eixo, que serão premiados no valor de R$3.000,00 (três mil reais) cada. O resultado com a lista dos premiados pode ser consultado no dia 17 de Novembro de 2023 em Ubuntu – Oficial.

O Festival Ubuntu é idealizado pela diretora da VERSA CULTURAL, Amanda Leones, e realizado graças aos esforços da equipe de produção, dos apoiadores, dos curadores e dos artistas envolvidos. O festival vem ganhando relevância no cenário cultural brasileiro a cada edição. Seu formato permite reunir e inter-relacionar diferentes artes e variadas tradições culturais, demonstrando ser, em nosso momento histórico, uma solução inovadora e necessária para dar conta da multiplicidade de ações, eventos e possibilidades de comunicação e encontros que a contemporaneidade exige. Contribuir para o desenvolvimento da cultura brasileira é objetivo e motor principal da VERSA, e isto é plenamente realizado por meio da produção, da organização e da execução do Festival Ubuntu.

Com foco em difundir as múltiplas linguagens artísticas e culturais das periferias da cidade de Sāo Paulo, o edital abre espaço para curadoria de artistas nas áreas de Audiovisual e Novas Tecnologias (produções artísticas, documentais, institucionais, jornalísticas, games e curtas-metragens de até 30min)Literatura (contos, crônicas, poesia e projetos relacionados à literatura que promovam o estímulo à leitura em seus espaços)Artes visuais, Plásticas e Manuais (artesãos, desenhistas, fotógrafos, pintores, escultores, caricaturistas, costureiras, cenógrafos, figurinistas, bordadeiras, entre outros)Ritmos – Som e Voz (músicos, cantores, grupos vocais, instrumentistas e bandas ou conjuntos musicais), Ritmos – Corpo (bailarinos, dançarinos e capoeiristas que atuam em manifestações culturais tradicionais e/ou contemporâneas),Teatro (contação de histórias, humorísticas, teatro de bonecos, musicais, leituras dramáticas, monólogos, performances) e Hip Hop (artistas/promotores do segmento Hip Hop, tais como: grafiteiros, dançarinos, rappers/MCs e DJs).

“Nós temos percebido que as maiores dificuldades do festival é chegar de forma efetiva ao nosso público. Compreendemos que o acesso às informações, apesar da internet, ainda não chega a todos, por isso nosso compromisso de a cada ano ampliar nossas redes através de parcerias com espaços e artistas da periferia. O fato de trabalharmos com artistas curadores majoritariamente pretos e periféricos, é uma das estratégias que fortalece a chegada até novos públicos.” Comenta Mônica, diretora artística.

Toda a realização do festival Ubuntu acontece por meio da 2a ediçāo do Edital de Apoio a Projetos Culturais de Múltiplas Linguagens – 20/2022/SMC/CFOC/SFA da Prefeitura de São Paulo e todos os projetos aprovados passam por uma avaliação da equipe de curadores especializados nos segmentos culturais contemplados no Festival, sendo cada um dos curadores especialista em um segmento.

Sāo eles: Renato Candido – Audiovisual e Novas Tecnologias

Cineasta formado em 2007 no bacharelado em Audiovisual pela ECA/USP. É mestre em Ciências da Comunicação e doutor em Meios e Processos Audiovisuais, também pela ECA/USP. No Mestrado, Renato desenvolveu um roteiro de série ficcional focado na representação da mulher negra em nossa sociedade e em nosso audiovisual, trabalho que se encontra em processo de pós-produção, possibilitado por editais de audiovisual para curta-metragens e da Lei Aldir Blanc. No doutorado, Renato Candido analisou como o racismo atravessa as políticas públicas de financiamento audiovisual e como se dá a importância de implementação de políticas de ações afirmativas para afro-brasileiros no audiovisual brasileiro, levando em consideração o processo histórico e a atualidade.

Rafael RG – Artes visuais, Plásticas e Manuais

É formado em Artes Visuais pela Faculdade Belas Artes, de São Paulo. Participou de mostras, festivais e fez residência artística em cidades do Brasil e em outros países como Alemanha, Londres, França e Miami. Vive e trabalha entre Guarulhos (SP), São Luís do Maranhão (MA) e Recife (PE).

Priscila Obaci – Literatura

Priscila Obaci é mãe, multiartista, educadora e poeta. Vive  com HIV. Matrigestora de Xirezinho e Kisânsi. Desenvolve, em seus trabalhos, atividades lúdicas que têm o candomblé como caminho pedagógico. Autora de  Poesias Pós Parto (2020 – Ed.Oralituras), livro no qual fala sobre a experiência da Maternagem Preta e Periférica.

Valquíria Rosa – Ritmos | Som e Voz

Percussionista, arte educadora, performer, cantora e atriz. É formada em Comunicação das Artes do Corpo PUC-SP. Faz parte do Grupo Xingó e da Cia. Nêga Luzia. Faz parte também da Associação Baobá de Canto Coral, da ColetivA Articula Debate e da ColetivA Sacode. É colaboradora do Festival Yakurinxirê. Foi mestra na ELT (Escola Livre de Teatro de Santo André) – no Núcleo de Musicalização Tambores e Maracás, no curso de formação teatral e nos projetos Terreiros de Estudos. Realiza também consultoria para implementação de parâmetros contracoloniais nos processos de criação e ensino das artes.

Verônica Santos – Ritmos | Corpo

Bailarina, intérprete-criadora, performer, coreógrafa, preparadora corporal, diretora de movimento, mediadora sociocultural, atriz e arte-educadora. Co-fundadora e diretora da @corporeacompanhiadecorpos (São Paulo – SP), núcleo de pesquisa do corpo negro na cena artística. Formada em Educação Física pela Faculdade Estácio Sá – Belo Horizonte (MG), é graduanda em Comunicação das Artes do Corpo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC (SP).

Bonga Mac – Hip Hop

Bonga é artista visual, arte educador, produtor cultural e empresário de Bonga Produções. Formado em Artes Visuais pela FAEP (2023), é co-autor do livro de graffiti Tinta Loka Street Book (2017) e desenvolve projetos notáveis na arte urbana e hip-hop.

Carlota Joaquina – Teatro

Atriz de teatro, cinema e televisão com mais de 30 anos de ofício, Carlota Joaquina participou ativamente da fundação da Cia. de Bonecos Urbanos, em 1996, e de outras Cias, como São Jorge de Variedades, Cia do Latão e Teatro OFICINA 2013.

Mônica Augusto – Direção Artística

Atriz, dançarina e performer. É co-fundadora, diretora, dramaturga e intérprete da Cia. Dual, que tem como um de seus objetivos centrais evidenciar a riqueza e a vitalidade da cultura popular brasileira. Atua também como educadora, promovendo perspectivas de formação artística e de desenvolvimento de cidadania, bem estar, saúde e identidades por meio das Artes e da Yoga.

A filosofia UBUNTU convida a todos para vivenciarmos juntos esse momento. Essa prática antiga africana nos inspira a praticarmos a empatia, o respeito e a partilha; afinal, “ser humano é ser com os outros” e “ser com os outros deve ser tudo”.

SERVIÇOS

Período de inscrições: de 13 a 27 de outubro de 2023;

Divulgação dos selecionados: 07 de novembro de 2023;

Realização do Festival: dias 28, 29 e 30 de novembro de 2023;

Local/Endereço: Centro de Culturas Negras – R. Arsênio Tavolieri, 45 – Jabaquara, São Paulo – SP, 04321-030;

Contato – Organização do festival: fest.ubuntu@gmail.com

Joaozin

Jornalista, fotógrafo, amante do rap nacional e fã nato do Baianinho de Mauá.

Caso voce tenha perdido

Rapgol Magazine - 2024, todos os direitos reservados por R4PRESS AN