O presidente da CONMEBOL, Alejandro Domínguez, participou recentemente do sorteio do Mundial de Clubes 2025 e revelou a possibilidade de a final da Copa Libertadores de 2025 ser sediada no Brasil. Em entrevista ao SporTV, Domínguez mencionou que Brasília já se candidatou para receber a decisão, assim como Montevidéu, no Uruguai.
“É uma possibilidade. Até agora, duas cidades fizeram propostas para ser sede da próxima final: uma em Montevidéu e outra em Brasília. Mas até agora não tem documento nenhum, só de palavra”, declarou o dirigente.
Domínio brasileiro nas últimas edições
Caso a decisão seja no Brasil, o país receberá o evento após uma sequência de conquistas de times brasileiros na Libertadores. Nas últimas seis edições, clubes do Brasil levaram o título: Flamengo (2019 e 2022), Palmeiras (2020 e 2021), Fluminense (2023) e Botafogo (2024).
Fim das decisões em ida e volta
Alejandro Domínguez também descartou qualquer possibilidade de retorno ao formato de finais em jogos de ida e volta, que deixou de ser adotado há seis edições.
“Sim, não tem volta atrás. A CONMEBOL é um só jogo, busca fazer justiça esportiva. Jogo único tem que dar tudo, tem 90 minutos, 120 minutos, até pode ter pênaltis, mas não tem outra oportunidade. E isso é justiça esportiva, é bom para os dois times. Muitas vezes, como foi o caso do ano passado, não tem como garantir que o estádio vai ser neutro. Mas ter um só jogo é justiça esportiva”, explicou.
Otimismo para o Mundial de Clubes
Domínguez aproveitou a ocasião para destacar o momento positivo do futebol sul-americano e expressou otimismo para o Mundial de Clubes 2025, que terá seu novo formato estreado com 32 equipes.
“A CONMEBOL está vivendo um grande momento agora, estamos em modo Campeonato do Mundo. Acredito que está na hora de um time sul-americano ganhar, sobretudo na primeira vez nesse torneio. Tem tudo, times brasileiros, da Argentina, tem que acreditar que é possível”, finalizou.
A definição da sede da final da Libertadores 2025 deverá ser anunciada ao longo do próximo ano, consolidando a importância do evento no cenário futebolístico internacional.