Em 19 de outubro de 1999, marca o dia em que o eclético e icônico MF Doom lançou sua carreira com seu álbum de estreia, “Operation Doomsday”.
Vindo de seu tempo como metade do antigo duo KMD, Doom não era o personagem excêntrico com a retórica humorística que conhecemos e amamos hoje. Ele sofreu muito após a perda de seu colega do KMD e irmão mais novo, Subroc, que foi atropelado por um veículo. Anos se passariam antes que DOOM pegasse sua identificação do personagem da Marvel “Dr. Doom” e o transformasse em sua própria persona de hip-hop com o lançamento de “Operation Doomsday” em 1999.
Com 19 faixas, o álbum foi mesclado com esquetes da série clássica de desenhos animados “Quarteto Fantástico” de 1967, da Hanna Barbera. Entre as esquetes e a participação de emcees e produtores de destaque do hip-hop underground, como Cucumber Slice e MF Grimm, o álbum se tornou instantaneamente um clássico.
A estranha combinação de desenhos animados clássicos que eram um alicerce da infância da geração e o lirismo underground apenas ampliou sua já vasta audiência de verdadeiros entusiastas do hip-hop. Com isso, o álbum abriu caminho para sua linha de trabalho que se tornou lendária tanto para os ouvintes clássicos do hip-hop quanto para o público da nova geração.