Neste dia, há 51 anos (11 de agosto de 1973), Kool Herc organizou sua lendária festa de volta às aulas no porão, que viria a criar a base para a música hip-hop através da técnica de DJ “breakbeat” que ele usou para manter a festa animada. Muitos aspirantes a MCs na época combinaram “o break” com as rimas que fluíam em suas mentes, dando início a um som e movimento que agora é considerado o gênero musical mais popular: o Hip Hop.
Muitos estão familiarizados com a história do Centro Recreativo da 1520 Sedgewick Avenue e como Herc, nascido na Jamaica, atraiu jovens da comunidade e de outros bairros que já eram conhecidos em outros aspectos da cultura (B-Boying, Graffiti e MCing). O clima em Nova York naquela época muitas vezes foi omitido da história, onde a cidade estava à beira da falência, enquanto o crime e a “fuga branca” atingiam um nível máximo. Essas foram as circunstâncias nas quais a cultura do Hip Hop nasceu e floresceu em toda a cidade por cerca de uma década antes de ser reconhecida pelo mainstream.
Saudações aos pioneiros da era, como Kool Herc, Afrika Bambaataa, Coke La Rock, Grandmaster Flash and the Furious Five, The Funky Four Plus 1 More, The Magnificent Seven, e muitos outros que estavam lá na fundação. Obrigado por nos dar o que hoje podemos documentar como a história do Hip Hop!