No último dia 5, por volta das 12h30, usuários do Instagram e Facebook foram surpreendidos com uma interrupção abrupta dos serviços, resultando em instabilidade generalizada. Este incidente afetou milhões de usuários no Brasil e em diversos países, gerando mais de 19 mil reclamações no Instagram e mais de 27 mil no Facebook apenas no território brasileiro, de acordo com o Downdetector.
O Cenário Global
[expander_maker id=”2″ more=”Leia a Notícia completa” less=”Recolher”]
A repercussão global desse contratempo não se limitou ao Brasil. Nos Estados Unidos, o Facebook acumulou mais de 200 mil reclamações, enquanto o Instagram registrou mais de 40 mil. No Reino Unido, os números atingiram mais de 150 mil reclamações no Instagram e mais de 25 mil no Facebook. A magnitude do impacto transcende fronteiras, evidenciando a escala desse incidente.
O Erro Reportado e a Resposta da Meta
Usuários experimentaram problemas como feeds que não carregavam no Instagram, acompanhados das mensagens “Não foi possível carregar o feed” e “Sem conexão com a internet”. No Facebook, houve deslogamento involuntário dos usuários. O erro foi detectado tanto em navegadores quanto nos aplicativos da Meta.
Andy Stone, diretor de comunicações da Meta, esclareceu no X (antigo Twitter) que a empresa estava ciente da instabilidade e empenhada em resolver a situação. A comunicação transparente da Meta reflete o compromisso em solucionar rapidamente o problema.
[/expander_maker]Criaa da Zona Oeste do RJ.
Comunicador, fotógrafo, colecionador de camisas de times e camisa 8 no time da pelada.
Trabalhando com notícias e informações desde 2002.