O rapper Marcão Baixada lança nesta quinta-feira (13) o álbum visual “REPERTÓRIO.”, que explora a paisagem sonora da Baixada Fluminense, seu lugar de origem.
“Acredito que com esse disco eu consegui atingir uma maturidade musical que vinha buscando ao longo dos anos com meu trabalho. Consegui entregar esse projeto a partir de uma vontade genuína; e tentando evitar as pressões estéticas que às vezes são impostas ao rap. Ao mesmo tempo, tendo em vista haver anos não lanço um trabalho com um número maior de faixas, sinto que esse álbum me reconecta com as minhas origens e também às minhas primeiras músicas, que lancei lá atrás, no início da minha carreira. Tentei criar um universo musical e visual, onde as pessoas visualizem a região da Baixada Fluminense e a nossa realidade enquanto estiverem ouvindo as músicas.”, destaca o artista.
Com direção criativa e roteiro de Marcão Baixada em colaboração com Higor Cabral, a produção é assinada pela masmorra.INC e tem produção executiva da Mondé, selo e agência musical responsável pelo desenvolvimento de diversos artistas do cenário independente brasileiro.
Com introdução construída a partir da paisagem sonora de São João de Meriti, cidade onde nasceu e reside, Marcão abre o disco com “RAP SEM REFRÕES PONTES.”, canção que resume o que busca trazer no álbum: O artista carrega uma bagagem de extrema importância para o cenário, que o tornou uma figura relevante dentro do music business para o rap e para a Baixada Fluminense. O cantor narra sua trajetória com força nas palavras, relatando sua vivência e as experiências do seu entorno.
Apostando em faixas curtas, o álbum foi produzido e mixado pelo próprio artista, exceto pelas faixas “TOM FORD.”, produzida por Lessa Gustavo; e “HIGHBALL PAPI.”, produzida por EricBeatz. A mixagem de “RAP SEM REFRÕES E PONTES.” é de Gabriel Marinho, que também assina a masterização do projeto. O álbum recebe também a adição de uma faixa bônus, o remix de “MEU MELHOR RAP DO ANO.”: A versão original contabiliza mais de 100 mil streams nas plataformas.
Com uma sonoridade que mescla referências do rap e suas vertentes, Marcão Baixada é um dos compositores mais talentosos da nova cena musical do Rio de Janeiro. Sua música fala sobre a realidade e as lutas do povo da Baixada Fluminense, mas transcende as fronteiras geográficas e alcança corações e mentes de todo o país.