FUTEBOL

Mudança de Estratégia da Nike: Uma Análise sobre a empresa ter “abandonado” o futebol masculino

Gostou? Compartilhe

Nos últimos anos, e especialmente em 2023, a Nike tem rompido muitas relações e contratos, desde uniformes de futebol até chuteiras e bolas para torneios importantes. Parece que a Nike está reavaliando seus contratos atuais ou  perdendo o interesse no futebol.

Mudança Estratégica da Nike já Anunciada em 2019 – Foco no Futebol Feminino e Outros Esportes

ywAAAAAAQABAAACAUwAOw==

A razão pela qual muitos acreditam que a Nike “perdeu o interesse no futebol” remonta a 2019. Começando com a Copa do Mundo Feminina de 2019, a Nike anunciou que daria mais atenção ao futebol feminino e a outros esportes em geral.

“Nike perdeu o interesse no futebol masculino, o jogo feminino deu um salto notável.”

Desde o anúncio em 2019, o desenvolvimento começou e não diminuiu de forma alguma – mais investimento e atenção ao futebol feminino e aos esportes em geral, menos dinheiro e atenção ao futebol masculino.

Fornecedores de Uniformes de Futebol

Recentemente, vários times de futebol e seleções confirmaram o término de sua relação com a Nike, incluindo Galatasaray, RB Leipzig, Nova Zelândia e em breve Portugal.

Anteriormente, a Nike também não renovou contratos de fornecimento de camisas com dois grandes times da Premier League, Manchester City e Manchester United. Como resultado, o Manchester City tornou-se o time de elite da Puma e o Manchester United tornou-se o time de elite da Adidas. Atualmente, o acordo entre Manchester United e Adidas é o mais valioso do mundo.

Chuteiras de Futebol

ywAAAAAAQABAAACAUwAOw==

O declínio é ainda mais evidente quando se trata de contratos de jogadores. Desde 2020, a Nike perdeu mais de 50 de seus jogadores mais importantes. Apenas em 2023, a Nike não renovou contratos com mais de 10 jogadores, a maioria deles migrando para Adidas ou Puma.

No entanto, a Nike ainda mantém contratos com jogadores de alto nível, como Kylian Mbappe, Erling Haaland, Jamal Musiala e Vinicius Jr. Haaland e Vinicius Jr foram recentemente renovados – a Nike busca manter os melhores e mais comercializáveis jogadores, mas muitos jogadores abaixo deles precisam procurar novos fornecedores para obter “grande dinheiro”.

Bolas para Torneios Importantes

 

Em 2023, a Nike perdeu o contrato para fornecer bolas para todas as competições da Conmebol (incluindo a Copa América e a Copa Libertadores). A partir da temporada 2025-26, eles não fornecerão mais para a Premier League inglesa, sendo substituídos pela Puma – isso significa que a Nike em breve não terá grandes contratos de ligas.

A Nike costumava fornecer bolas para La Liga, Serie A e Premier League. Todos esses contratos foram assumidos pela Puma – isso coloca a Puma como a principal fabricante oficial de bolas do mundo ao lado da Adidas.

 

foto perfil criaa

Criaa da Zona Oeste do RJ.
Comunicador, fotógrafo, colecionador de camisas de times e camisa 8 no time da pelada.
Trabalhando com notícias e informações desde 2002.